Seinfra apresenta Plano de Logística e Transportes (PELT)

13 de janeiro de 2015 - 19:29

A Secretaria da Infraestrutura do Estado -Seinfra apresenta nesta quarta-feira (14), o Plano Estadual de Logística e Transporte -PELT. O documento, elaborado em conjunto com a Secretaria de Planejamento e Gestão -Seplag e Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico – Cede, será apresentado às 9 horas na sala de reuniões do Gabinete do secretário da Seinfra, André Macêdo Facó, no Centro Administrativo do Governo do Estado, no Cambeba. A apresentação será voltada aos representantes da Secretaria e órgãos vinculados, Seplag, Cede, Companhia Docas e Agência de Desenvolvimento do Ceará -Adece.

O PELT foi elaborado com o objetivo de responder às necessidades de um instrumento de planejamento e monitoramento da rede logística estadual, atendendo aos anseios do Estado e do setor privado, na orientação de seus investimentos. As pesquisas que culminaram na elaboração do documento, foram feitas junto às principais entidades detentoras de informações estatísticas relacionadas aos segmentos econômicos do Estado -IBGE,Adece, Ipece e Seinfra, bem como os principais agentes econômicos acerca das condições atuais das infraestruturas logísticas e transporte do Estado e investigadas as possíveis ações a serem implementadas com objetivo de aperfeiçoar e adequar essas estruturas ás demandas regionais.

A apresentação, a ser feita por técnicos do consórcio PDR-CE, que elaboraram os estudos  que embasaram o Plano, incluiram a realização de estudos sócio-econômicos e análise dos sistemas de transportes que atendem o Estado do Ceará, os quais são necessários para a elaboração de um diagnóstico sobre o funcionamento da logística e da infraestrutura de transportes permitindo uma adequada avaliação das características da infraestrutura de transporte, com ênfase na multi-modalidade. Esses estudos também abrangeram a identificação e o detalhamento, junto às coordenadorias setoriais técnicas da Seinfra, e de suas entidades vinculadas, dos diversos sistemas gerenciais que são operados ou que estão em fase de desenvolvimento, como instrumentos de gestão, para fins de caracterizar os respectivos modos de operação, os principais dados de entrada e os resultados que oferecem, com o objetivo de definir as interfaces e os respectivos protocolos que propiciem a interação entre os sistemas via intercâmbio de dados.

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
(85) 3216.3764
www.seinfra.ce.gov.br