Sobral ganha novo aeroporto

20 de janeiro de 2015 - 17:51

O Governo do Estado e a Prefeitura de Sobral vão apresentar ainda este ano à Secretaria de Aviação Civil – SAC o projeto para a construção do novo aeroporto no município. O equipamento deverá ficar a 10 quilômetros do aeroporto em funcionamento atualmente, localizado próximo à rodovia CE-178. A necessidade deste importante empreendimento deve-se ao fato do aeroporto existente não poder ser expandido por questões ambientais e por estar cercado pela área urbana.

O aeroporto terá condições de receber aeronaves de grande porte para atender o transporte de passageiros e cargas da região. Segundo o assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias – DER, coronel Paulo Edson Ferreira, já está sendo feito o estudo de viabilidade técnica e econômica, que deverá estar concluído até o segundo semestre deste ano.
O recurso virá do Programa de Investimentos em Logística – Aeroportos (PIL) que já contempla oito aeroportos cearenses com R$ 363 milhões. A discussão sobre o novo equipamento aconteceu na última quinta-feira (16) em uma reunião com o ministro da SAC, Eliseu Padilha, onde tiveram presentes Paulo Edson e o prefeito de Sobral, Veveu Arruda.

Demais aeroportos

Dois outros importantes aeródromos do Estado, um em fase de conclusão, Jericoacoara, e o outro em condições de navegação aérea, Aracati, também contemplados pelo programa de desenvolvimento da aviação regional, deverão ser os primeiros a serem entregues pelo programa. Também receberão melhorias para recepção de voos comerciais os terminais cearenses de Canindé, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte e Quixadá.

Assessoria de Comunicação do DER
Fone: (85) 3101-5788 / 5310