VLT de Sobral: Mais de 100 mil passageiros transportados durante operação assistida

4 de fevereiro de 2015 - 18:14

Em pouco mais de três meses de operação assistida o Metrô de Sobral ultrapassou a marca de mais de 100 mil passageiros, superando expectativas da demanda pelo equipamento. Inaugurada no dia 22 de outubro do ano passado, a linha passa por alguns dos principais e mais populosos espaços da cidade, como a avenida John Sanford, além de equipamentos como hospitais, universidades e praças.
 
A procura pelo Metrô de Sobral é de aproximadamente 1.800 usuários por dia, das 8 horas ao meio-dia, de segunda-feira a sexta-feira. Durante a primeira fase de implantação, chamada de operação assistida, o Metrô de Sobral opera  gratuitamente e em horário reduzido. Esta fase é necessária para os testes dos equipamentos e para que a população conheça a linha e os benefícios com sua implantação.

Nesta fase inicial o Metrô de Sobral funciona com dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLT´s).  Um cobrindo a Linha Sul, que parte da estação Cohab II em direção à estação Sumaré e outro trem que cobre a Linha Norte, partindo da estação Novo Recanto até a estação Cohab III. As duas linhas se cruzam na estação de integração Coração de Jesus (veja mapa). Os VLTs contam com ar-condicionado, possuem movimentação bidirecional e capacidade de transporte de aproximadamente 360 passageiros.

Em uma segunda etapa o o Metrô de Sobral funcionará de forma conjunta com o Sistema Integrado de Transportes do município (Sistrans). Pagando uma única tarifa o usuário poderá utilizar os dois modais de transporte, propiciando mais conforto e agilidade no transporte do município. Pesquisa realizada em Sobral aponta uma demanda de aproximadamente oito mil usuários por dia. Prevendo o crescimento do município, a capacidade do sistema é bem maior, de quase dez vezes mais.
 
Saiba mais
Linha Sul – Extensão de 7,2km e 6 estações – Cohab II, Dom Expedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré. Seu traçado contorna o centro da cidade, ligando os bairros COHAB II, no extremo leste, ao bairro Sumaré, no oeste.
 
Linha Norte – Extensão de 6,7km e 6 estações – Novo Recanto, Grendene, Alto da Brasília, Junco, José Euclides e Cohab III, ligará o Pólo industrial da Grendene, no bairro da Expectativa, ao bairro da Cohab III, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos.
 
As duas linhas formam dois “U” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração – Coração de Jesus.
 

Mais informações:
Marcos Cavalcante – Assessor de imprensa do Metrofor
(85) 3101-7115