Em evento no Rio, Izolda ressalta pioneirismo do Ceará em energia eólica
2 de setembro de 2015 - 16:30
A governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, participou na tarde de terça-feira (1), no Rio de Janeiro, da abertura do Brazil WindPower 2015, um dos maiores eventos sobre energia eólica da América Latina. Em sua fala de abertura, Izolda citou o pioneirismo do estado sobre o tema e a importância da energia eólica para o desenvolvimento sustentável da região. “Nosso estado está preparado e de braços abertos para receber empresas interessadas em investir no Ceará”, disse a governadora, que foi à solenidade acompanha da secretária do Desenvolvimento Econômico, Nicolle Barbosa.
Dos 19 parques eólicos contratados, 4 serão instalados no Ceará. Os empreendimentos Cacimbas I, Santa Mônica I, Ouro Verde e Estrela, da Tractebel, serão construídos no município de Trairi, no litoral oeste do Ceará. Ligados a subestação Pecém II, o projeto conta com 36 aerogeradores de 2,7 MW cada, que somam 97,2 MW de capacidade instalada, o suficiente para alimentar uma cidade com 170 mil habitantes.
Para o secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações, Renato Rolim, o investimento representa um incremento de energia limpa na matriz energética do estado, contribuindo para a segurança energética do país. “Além disso, teremos geração de empregos durante e após a instalação das usinas e melhorias sócio-econômicas para a comunidade do entorno”, acrescenta.