Seinfra debate microgeração de energia na Assembleia Legislativa
7 de outubro de 2015 - 13:01
O debate, realizado no Complexo de Comissões Técnicas da AL, atendeu a requerimento do deputado Carlos Matos (PSDB). Na oportunidade, foi discutida a utilização de fontes renováveis por meio da microgeração como alternativa à crise energética brasileira. “Esse é um grande potencial que o Brasil passou a ter desde 2012. Nós aqui do Ceará já formos o primeiro em produção de energia eólica e solar. O Ceará tem todas as qualidades, não apenas no setor econômico, mas no sol e no vento com velocidade constante. É uma alternativa diante do colapso energético pelo qual passa o Brasil”, destacou Carlos Matos.
Também participaram do debate os deputados Carlos Felipe (PCdoB), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Assembleia Legislativa, e Fernanda Pessoa (PR), além do representante da empresa Gran Eólic, Fernando Ximenes; representante do departamento da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fernando Antunes; da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Elias Sousa; da Agência de Desenvolvimento do Ceará, Eduardo Ramos; da Agência Reguladora do Ceará (Arce), Delean Ponte; da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará, Agostinho Venância; da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Sales Cavalcante, e do Sindicato dos Engenheiros, Eduardo Ramos.
Ceará em destaque
Atualmente, o Ceará desponta como o segundo estado do país com mais conexões de mini e microgeração no Brasil, totalizando 84, segundo levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Com informações da Agência AL de Notícias