Secretário da Infraestrutura faz visita ao DNIT

17 de março de 2017 - 17:21

O Secretário da Infraestrutura do Estado, Lucio Gomes, acompanhado pelo Coordenador de Transportes e Obras da Secretaria da Infraestrutura – SEINFRA, André Pierre e pelo Superintendente do Departamento Estadual de Rodovias – DER, Sérgio Azevedo, esteve reunido, nesta quarta-feira (15), com o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT no Ceará, José Diógenes Tavares Linhares. Na oportunidade, foram tratados assuntos pertinentes ao acompanhamento de importantes obras que compõem o Plano Estadual de Logística e Transportes, além de outras atividades correlatas, reafirmando a importante parceria entre os órgãos.

Dentre as obras em andamento, destacam-se a duplicação da BR-020 Anel Viário e as implantações de obras duplicadas das CEs-010 e 155. As obras do Anel Viário estão sendo retomadas ainda neste semestre, aguardando apenas o encerramento do processo licitatório, que prevê a conclusão dos 4 km de pavimento rígido restantes, para finalizar os 32 km da duplicação, a construção de dois viadutos nos entroncamentos das CE-060 e CE-040, as alças do viaduto do Conjunto Nova Metrópole, em Caucaia, e na CE-065, além da restauração e alargamento para inserção de ciclovia no segmento existente.

As obras da CE-010 (Sabiaguaba) encontram-se em ritmo acelerado, com a primeira etapa, que corresponde a 4,5 km entre a Ponte do Rio Cocó e a CE-025 (Av. Maestro Lisboa), já concluída e aberta ao tráfego. A segunda etapa, de 9,00 km, que dá continuidade até o entroncamento com a CE-040, tem sua conclusão prevista para dezembro de 2017.

A duplicação da CE-155, com extensão de 20,0 km, do entroncamento com a BR-222 até o Porto do Pecém, será iniciada em maio deste ano.

O conjunto destas obras representa um grande salto na infraestrutura logística do Estado,  promovendo a integração dos Portos do Pecém e do Mucuripe, beneficiando o complexo industrial da Região Metropolitana Fortaleza, especialmente do Porto do Pecém e o Polo Industrial e Tecnológico da Saúde – PITS, dando melhores condições para o escoamento de suas produções.