Linha Leste: governador discute liberação de recursos com presidente do BNDES

26 de julho de 2017 - 21:00

O governador Camilo Santana se reuniu nesta quarta-feira (26), em Brasília (DF), com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro. Em discussão, a liberação de recursos para a construção da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. “O presidente se mostrou muito receptivo ao nosso pleito e se dispôs a colocar essa liberação dos recursos como prioridade e como objetivo para o banco”, citou Camilo, que estava acompanhado dos secretários Mauro Filho (Fazenda) e Lucio Gomes (Infraestrutura).

O governador já havia se reunido, em fevereiro deste ano, com a então presidente do BNDES, Maria Sílvia Bastos, para tratar sobre o Metrofor. O Estado tem um financiamento de R$ 1 bilhão aprovado com o banco e aguarda a liberação dos recursos para a retomada da obra.

“Essa é uma das mais importantes obras de mobilidade urbana da história de Fortaleza. Já conversei com a bancada cearense, com os senadores, para que possamos fazer um apelo para o Governo Federal liberar esses recursos. Não vou medir esforços para viabilizar a retomada dessa obra”, afirmou Camilo Santana.

Linha Leste

Quando concluída, a Linha Leste do Metrô de Fortaleza terá 13,2 km de extensão, sendo 12,4 km subterrâneos e 0,8 km em superfície, ligando o Bairro Tirol, passando pelo Centro até o Bairro Edson Queiroz. A linha, que está sendo implantada pelo Governo do Estado, por meio da Seinfra, tem previsão de atender cerca de 400 mil usuários por dia, quando integrado aos demais modais de transporte.