Secretário Lucio Gomes confere ações da Seinfra em Fortaleza
2 de setembro de 2017 - 01:10
Como tem feito semanalmente, o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, visitou, na manhã desta sexta-feira (1), algumas ações da Secretaria em Fortaleza. O roteiro foi finalizado na Av Borges de Melo, onde a obra da passagem inferior sob os trilhos do VLT Parangaba-Mucuripe e de carga seguem em ritmo acelerado. Acompanhado do Coordenador de Transportes e Obras da SEINFRA, André Pierre, o Secretário percorreu o trecho, que está com 75% de execução.
Os trabalhos se concentram na escavação do túnel, que já está com as paredes prontas. Para concluir as lajes, falta apenas o desvio da linha de carga do trem para a via definitiva, que deve ocorrer até a próxima semana.
“Os trabalhos estão em bom ritmo. Nossa meta é liberar o tráfego na parte de baixo até o Natal. Mas, no que for possível, antes, abrir as alças, as ruas laterais”, reforça o secretário.
Depois do último segmento de laje superior, previsto para ser concretado dia 16, e execução dos tirantes laterais, o próximo passo da obra é a laje de fundo da passagem inferior, por onde irão passar os veículos.
Avanços na obra
Desde a retomada da obra do ramal Parangaba-Mucuripe, em 2015, o objetivo do Governo do Ceará tem sido colocar o VLT pra funcionar, ligando pontos de forma contínua, favorecendo o deslocamento da população. Por conta disso, o trecho que liga as estações Parangaba e Borges de Melo já está em operação assistida, com o transporte de passageiros de forma gratuita. Já o trecho que fica entre as estações Borges de Melo e Iate, foi relicitado e deve ter as obras retomadas em sua totalidade ainda na primeira quinzena deste mês.
Saiba mais
Quando finalizado, o VLT terá 13,4 quilômetros ligando os bairros Parangaba e Mucuripe. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro de trechos elevados. O Ramal atravessará 22 bairros, área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90.000 passageiros por dia.