Mobilidade urbana – Secretário Lucio Gomes visita obras em Fortaleza e Região Metropolitana

1 de março de 2018 - 09:09 # # # # # # # #

A implantação do VLT Parangaba-Mucuripe segue em ritmo acelerado. Nesta terça-feira(27), o Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, visitou algumas frentes de obra e aproveitou para se deslocar entre as Estações Borges de Melo e Vila União, utilizando trem, nesse trecho, que está em operação assistida. Foram também conferidos os trabalhos de disciplinamento do trânsito no Bairro, que estão sendo executados com apoio da Prefeitura de Fortaleza, através da AMC.

Lucio Gomes seguiu para a obra da passagem subterrânea da Borges de Melo, em companhia do Secretário Adjunto André Pierre e dos engenheiros civis Alexsandra Martinez e Gabriel Maia. No local, os trabalhos avançam com mais de 92% de execução. Atualmente, estão sendo executadas as concretagens de reforço dos pilares metálicos, as cabeças dos tirantes e o tratamento destas peças estruturais. Está em fase final a escavação do túnel, no sentido Av Borges de Melo – BR-116. (A concretagem do outro sentido já foi concluída). A expectativa é que o túnel esteja liberado para o tráfego ainda no primeiro semestre de 2018.

Rodovia da Sabiaguaba

A manhã de visitas teve continuidade no município do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. O Secretário da Infraestrutura foi conferir a execução de duas alças provisórias, na ligação com a Rodovia CE-040 (Av Washington Soares). Os trabalhos, que estão sendo tocados pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER), garantirão funcionalidade à rodovia, enquanto o outro contrato (duplicação e requalificação do 4º Anel Viário) não executa a transição das rodovias, através de um viaduto e alças. “São cerca de 600 metros que faltam para a conclusão da via. Para finalizar toda a obra, falta também a iluminação, que já está sendo implementada. Toda a parte da iluminação da CE-010 no Eusébio está sendo custeada pelo Governo do Ceará e a parte de Fortaleza está sendo feita em parceria com a Prefeitura da Capital”, observou Lucio Gomes.

A rodovia CE-010 servirá como rota de caminhões que fazem o transporte de cargas pesadas entre os portos do Mucuripe e Pecém. Além disso, o trecho irá impactar diretamente no deslocamento e acesso ao Polo Industrial e Tecnológico da Saúde – PITS, instalado no bairro Precabura, no Eusébio.