População do Cariri será beneficiada com nova estrada

6 de março de 2018 - 13:46 # # # # #

Nívia Uchôa - Fotos

As populações de Assaré e Altaneira têm um motivo a mais para comemorar nos 109 anos de nascimento do poeta Patativa do Assaré, celebrado nesta segunda-feira (5). É que o governador Camilo Santana anunciou um pacote de obras e serviços para o município de Assaré, entre eles, a ordem de serviço para a pavimentação da rodovia que separa os dois municípios.

Na solenidade, Camilo também sancionou a Lei Patativa do Assaré, aprovada no final de fevereiro pela Assembleia Legislativa, que inclui a Festa de Patativa do Assaré no calendário oficial do Turismo e Cultura do Estado. A lei cria também a Comenda Patativa do Assaré para homenagear, anualmente, via Secretaria da Cultura do Estado, artistas cearenses.

O governador anunciou ainda ao povo assareense que está destinando aos jovens do município uma areninha, a liberação de R$ 1.245.000.00 para a reforma do matadouro público e ainda incluindo Assaré no Projeto Sinalize, que consta de sinalização de trânsito horizontal e vertical, passagem de pedestre e outras melhorias no trânsito da cidade.

A pavimentação da estrada, que era a obra mais aguardada pelo população nos últimos 30 anos, é contemplada pelo Programa de Logística e Estradas do Ceará: Ceará de Ponta a Ponta. O trecho receberá serviços de pavimentação, revestimento asfáltico, obras d’artes correntes, drenagem, sinalizações vertical e horizontal e proteção ambiental. O objetivo é tornar o acesso aos dois municípios e a outros destinos turísticos próximos, com trafegabilidade e segurança viária.

“É uma obra que vai começar de imediato devido a importância para vocês, que tanto esperavam por essa ação. Quase todos os municípios do Cariri estão contemplados com novas estradas ou com o nova pavimentação”, disse Camilo Santana, que, durante a solenidade, foi homenageado pelos vereadores da Câmara Municipal, o Título de Cidadão de Assaré.

O prazo para conclusão dos trabalhos de pavimentação da rodovia é de 360 dias, envolvendo investimento total de R$ 14.912.152,13, com recursos do Tesouro do Estado e do Banco de Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Sem dúvida se trata de uma das maiores obras dos últimos anos em Assaré. Somos grato do Governo do Ceará, que, com essa ação, beneficia não só os 25 mil moradores Assaré como também toda a população de Altaneira”, afirmou o prefeito de Assaré, Evanderton Almeida.

A assinatura ocorreu na praça da Igreja Matriz de Assaré, onde mais de 5 mil pessoas participaram do encerramento dos festejos de mais uma edição da Semana Patativa de Assaré . Estiveram presentes os prefeitos: Dariomar (Altaneira), Afonso Sampaio (Nova Olinda), Arnon Bezerra (Juazeiro do Norte), Zé Aílton Brasil (Crato), Taiano Martins (Tarrafas), Danieli Machado (Santana do Cariri), Giovani Guedes (Araripe), Mano Morais (Mauriti), Agabio Sampaio (Penaforte), Rondilson Silva (Salitre), Ranilson Araújo (Aiuaba), Edmilson Leite (Caririaçu) e Diego Feitosa (Missão Velha).