Secretário Lucio Gomes apresenta projetos de Infraestrutura do Ceará para alunos da Universidade de Fortaleza

8 de março de 2018 - 16:22 # # # # # # # #

A Escola de Tecnologia da Pós-UNIFOR recebeu, nesta quarta-feira (7), o Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, para a apresentação ”As Perspectivas dos Projetos de Infraestrutura para o Estado do Ceará”. Na oportunidade, o Secretário deu um panorama dos principais empreendimentos tocados pelo Governo do Ceará, atualmente.

O evento foi aberto pelo Coordenador dos cursos da Pós-Unifor, Marcelo Castro, que destacou a importância da interação dos alunos com figuras importantes do setor, seja do âmbito municipal ou estadual. “A troca de informações entre os gestores e os alunos é uma forma rica de transferir o conhecimento”, observou.

Lucio Gomes começou falando sobre a situação geral do Estado do Ceará e suas potencialidades. Na sequência, falando especificamente sobre infraestrutura, Lucio Gomes lembrou que outras secretarias do Estado também investem no setor, citando diversos empreendimentos tocados por outras pastas. O Secretário enfatizou o volume de recursos investidos em infraestrutura pelo governo Camilo Santana, destacando a importância da Secretaria da Infraestrutura. “A cada R$ 3 investidos pelo Governo do Ceará em 2017, R$ 1 passou pela Seinfra, cerca de R$ 820 milhões”, afirmou Lucio Gomes.

O titular da Infraestrutura evidenciou o volume de obras rodoviárias, tocadas pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER), através do programa Ceará de Ponta a Ponta. Lucio Gomes também deu destaque ao avanço das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e ao novo projeto da Linha Leste como empreendimentos cruciais para a mobilidade urbana de Fortaleza e Região Metropolitana. Sobre a Linha Leste, Lucio Gomes explicou a necessidade de mudança no projeto original do empreendimento. “Como houve essa crise nacional, tivemos que nos adequar, reduzindo e alterando o escopo do projeto; por outro lado, entregaremos, no final, uma obra que o cidadão possa usar”, pontuou Gomes.

Lucio Gomes também falou sobre obras fiscalizadas pelo DAE, aeroportos, Porto do Pecém, telecomunicações, energias renováveis, distribuição de gás natural e parcerias público privadas. O titular da infraestrutura concluiu a fala destacando a parceria com prefeituras, em especial a de Fortaleza, através de vários convênios e composição de grupos de trabalho.

O público, formado por professores e alunos das Especializações e MBAs em Engenharia de Segurança do Trabalho, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Obras na Construção Civil, Engenharia de Obras de Infraestrutura, Orçamento Planejamento e Controle de Obras e outras áreas, participou com perguntas e sugestões.

Também estiveram presentes na palestra os secretários adjuntos André Pierre e Adão Linhares, o Secretário Executivo, Paulo Cesar Sousa, o Coordenador de Transportes e Obras da Seinfra, Tiago Brasileiro, além de colaboradores do sistema Seinfra.