Inscrições para visita técnica da PMI do Metrofor podem ser realizadas até sexta-feira

10 de abril de 2018 - 16:57 # # # # # #

Termina na próxima sexta-feira (13) o prazo de inscrição para participar de visita técnica às linhas de metrô e VLT que serão incluídas na futura proposta de Parceria Público Privada do Metrofor. A visita faz parte dos preparativos para a apresentação das propostas pelas empresas interessadas em realizar os estudos preparatórios da PPP, e é disponibilizada exclusivamente às empresas interessadas. De acordo com o edital de Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), a visita não é obrigatória, portanto, não participar das visitas não elimina a participação na PMI.

A inscrição para a visita pode ser feita por dois canais: e-mail ou formulário eletrônico. Para se inscrever por e-mail, o interessado deve ler todas as informações no item 2 do edital, que solicita o envio de documentos de até dois representantes da empresa para o endereço ppp1@metrofor.ce.gov.br. Outra opção de inscrição é o formulário eletrônico disponível no site do Metrofor (www.metrofor.ce.gov.br). Basta preencher as informações solicitadas e clicar em “Enviar”. Os participantes conhecerão as linhas Sul, VLT Parangaba-Mucuripe, VLT de Sobral e VLT do Cariri, passando pelas cidades de Fortaleza (em 23/4), Sobral (25/3) e região do Cariri (27/4), acompanhados de técnicos do Metrofor.

A apresentação de propostas de estudos para a PPP será no dia 18 de maio, de 8h às 13h, no protocolo do Metrofor, na seda da empresa, no bairro Moura Brasil. Às 15h será feita a abertura dos envelopes, marcando o início da análise interna das propostas. Para compreensão e participação, é imprescindível a leitura de todo o edital, disponível no site do Metrofor.

A Parceria Público Privada, que será realizada após a PMI, tem objetivo de conceder a ente privado o direito de operação e exploração de parte das linhas metroviárias do Ceará, tendo como contrapartida a obrigatoriedade de prestar serviços de alta qualidade para os cidadãos e seguir uma agenda de manutenções e ampliações nas linhas, a longo prazo, sob fiscalização do Governo do Ceará.

Saiba mais

O Edital da PMI do Metrofor passou por um rigoroso processo de elaboração, no qual as regras para os estudos foram analisadas e aprovadas previamente pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e pelo Comitê Gestor de Parceria Público Privada (CGPPP) do Governo do Estado – órgão formado pela Casa Civil, Seinfra, Seplag, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Procuradoria Geral do Estado (PGE). Em uma segunda etapa, os termos da PMI foram submetidos à consulta pública, através da qual pessoas físicas e jurídicas puderam ler e fazer sugestões, que foram analisadas e respondidas pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos.

A Linha Sul possui 24,1 km de extensão, 19 estações em operação, uma em construção e interliga três cidades na Região Metropolitana de Fortaleza (Maracanaú, Pacatuba e Fortaleza). O VLT Parangaba-Mucuripe encontra-se em fase de implantação, e um trecho de 5 km e 4 estações já está em Operação Assistida, transportando passageiros gratuitamente. No total, esta linha terá 13,4 Km de extensão e 10 estações. No Cariri, o VLT possui 9 estações, em 13,6 km de extensão. No VLT de Sobral, são duas linhas que totalizam 12 estações e 13,9 km de via férrea.

SERVIÇO

Inscrição para visita técnica
Quando: até 13/4
Onde: www.metrofor.ce.gov.br/inscricao-visita
Email: ppp1@metrofor.ce.gov.br (ver item 2 do edital)
Faça a sua inscrição