Concluída visita técnica para certificação de voos internacionais

11 de maio de 2018 - 20:18 # # # # #

O Aeroporto Regional de Jericoacoara – Comandante Ariston Pessoa recebeu, nesta quinta-feira (10), a segunda fase de visitas técnicas, com vistas ao processo de internacionalização do equipamento. A visita foi realizada por representantes do Departamento de Polícia Federal – DPF e da Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB e marca a conclusão desta fase de inspeções.

De acordo com o Gerente de Obras e Instalações Aeroportuárias do Departamento Estadual de Rodovias – DER, Coronel Paulo Edson Ferreira, a próxima etapa é atender as observações e exigências de cada órgão, no que diz respeito a legislação, conclusão do relatório e envio do requerimento para a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. A partir do recebimento do documento, a ANAC terá um prazo de 60 dias para realizar sua visita técnica e publicar a Portaria de Certificação de SBJE, sigla ICAO da Organização da Aviação Civil Internacional utilizada para identificar os equipamentos aeroportuários no mundo.

A estimativa do Governo do Ceará é que, em até quatro meses, o trâmite de internacionalização do Aeroporto de Jericoacoara esteja finalizado. “Já estive em reunião com representantes da ANAC na semana passada, no intuito de alinhar e agilizar o processo de certificação do aeroporto, tão logo seja enviado o requerimento acompanhado dos pareceres dos órgãos”, destaca Paulo Edson.

O Aeroporto de Jericoacoara foi inspecionado, ainda no dia 26 de abril, pelas equipes da Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.