Inauguração da CE-010 é comemorada com passeio ciclístico

20 de maio de 2018 - 14:43 # # # #

O governador Camilo Santana percorreu de bicicleta a extensão de 13,18 quilômetros da rodovia que liga a Ponte da Sabiaguaba, sobre o rio Cocó, ao entroncamento da CE-040, no Eusébio

A população de Fortaleza comemorou, neste domingo, 20, a implantação da rodovia CE-010. A inauguração foi realizada pelo governador Camilo Santana na rotatória da Sabiaguaba, no fim da Praia do Futuro, e contou com passeio ciclístico por toda a extensão da ciclovia da nova estrada. O trecho completo tem 13,18 quilômetros e liga a Ponte da Sabiaguaba, sobre o rio Cocó, ao entroncamento da CE-040, no Eusébio.

De acordo com o governador Camilo Santana, a obra vai se conectar, inclusive, com o quarto Anel Viário, permitindo que o tráfego mais pesado passe por fora de Fortaleza. “Futuramente, na rotatória da CE-040, haverá um viaduto, pra facilitar o fluxo de veículos. A lógica é fazer essa conexão e dar acesso ao novo Polo de Saúde do Ceará, com a inauguração da Fiocruz”, acrescentou.

O chefe do Executivo também adiantou que o acesso que inicia na avenida Maestro Lisboa e segue até o complexo turístico Beach Park também será duplicado. “Vamos duplicar, ainda, toda a CE-040, que era duplicada até Beberibe. O novo projeto será de Beberibe até Aracati”, afirmou.

Acompanhado do prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, Camilo Santana garantiu que serão implantados na rodovia CE-010 equipamentos de fiscalização eletrônica, sinalizações, passarelas e faixas de pedestres no entorno de comunidades que margeiam a nova via, assegurando a proteção da população.

Presente no evento, o secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, reforçou o compromisso das obras atenderem a licenças ambientas estabelecidas para a região. “Estamos entregando a obra não só para a população de Fortaleza e Eusébio, mas para toda a Região Metropolitana. No futuro, com a conclusão do quarto Anel Viário e com a duplicação das CEs -222 e -155, haverá um impulso no turismo, que é a vocação do Ceará”, projetou.

Ciclismo na região

Quem se divertiu durante à inauguração foi Roberto Damasceno, de 39 anos. Técnico de contabilidade e ciclista por diversão, ele chamou os amigos do Coaçu, bairro onde reside, para aproveitar a ciclovia instalada na CE-010. “Este momento era esperado por todos, porque a nova pista vai dar vários acessos, principalmente ao Eusébio, a Aquiraz e Prainha, motivando a gente estar cada vez mais com a galera que se junta para pedalar. Vamos ajudar a promover o ciclismo nessa região”, certificou.

As obras

Na rodovia, foram realizados serviços de pavimentação asfáltica, drenagem, obras d’arte correntes e especiais (viadutos), sinalizações horizontal e vertical, proteção ambiental e piso intertravados. A obra teve investimento da ordem de R$ 119 milhões, com recursos dos Governos Federal e Estadual.

Além disso, a iluminação da CE-010 está finalizada até a avenida Maestro Lisboa (CE-025). Apesar de ser responsabilidade do município, a iluminação pública entre a avenida Maestro Lisboa e o entroncamento da CE-040, no Eusébio, foi garantida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Infraestrutura. O serviço tem investimento da ordem de R$ 1,1 milhão e será finalizado em até três meses – a partir deste mês de maio.