Setor de energia eólica do Ceará ganha novos investidores

7 de junho de 2018 - 09:53 # # #

Pioneiro na geração de energia éolica no Brasil, o Ceará vai receber investimentos de uma das maiores fábricas de aerogeradores do mundo, a chinesa Goldwind. A empresa vai oferecer soluções técnicas para os parques eólicos da Energimp, localizados no Litoral Leste do estado. A parceria vai garantir estabilidade operacional aos parques, colocando em funcionamento máquinas que hoje se encontram fora de operação. O secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações da Seinfra, Adão Linhares, esteve reunido com os investidores nesta semana e comemora a parceria. “Será um investimento muito importante para o Ceará. A recuperação desses parques eólicos alavancará mais empregos e significa mais energia limpa gerada no estado”, disse o secretário.

A reunião contou com a presença dos executivos da Goldwind, Wu Hongfei e Liang Xuan, do CEO da Energimp, Márcio Almeida, e de representantes de outras empresas do setor no Ceará. No encontro, Adão Linhares destacou o empenho da pasta em se aproximar do setor e reforçou o papel e articulação do Estado na atração de investimentos. “É total interesse do Estado alavancar o setor eólico. E nós temos uma localização privilegiada e excelentes condições de infraestrutura como, por exemplo, o Porto do Pecém, que está sendo ampliado”, enfatizou o secretário.

A parceria das duas empresas vai permitir a renovação de 94 máquinas em cinco parques eólicos cearenses. Quando estiver em pleno funcionamento, o complexo terá capacidade para gerar 141 MW de energia.