Seinfra estende operação experimental do VLT até a Estação Pontes Vieira

19 de junho de 2018 - 19:58 # # # #

O Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, acompanhou a primeira viagem do VLT, no percurso Borges de Melo-Pontes Vieira, no último sábado (16). “Esse é mais um passo para atingirmos a meta fixada pelo Governador Camilo Santana, que é de estender a operação com passageiros, de forma assistida e gratuita, no dia 6 de julho, da Parangaba até o Papicu, totalizando 8 estações e quase 11 quilômetros de extensão”, disse o Secretário. Durante os próximos dias, o VLT vai operar, nesse trecho, sem passageiros, realizando testes e ajustes na via férrea, para que depois comece o transporte de passageiros, na chamada operação assistida.

O Secretário Adjunto da Seinfra, André Pierre e o Presidente do Metrofor, Eduardo Hotz, além de diretores da companhia e engenheiros da Seinfra e do Consórcio Construtor, conferiram o início da operação. O grupo embarcou na Estação Borges de Melo e seguiu até a Estação Pontes Vieira, passando pela Estação São João do Tauape, que já estava em operação experimental desde dezembro de 2017. No trecho, estão sendo concluídas as vias férreas, passagens de nível, cercamento e a urbanização, com implantação de novas via e áreas de lazer no São João do Tauape.

Desde julho de 2017, o VLT já transporta passageiros, sem cobrança de tarifa, em operação assistida, de 6 da manhã ao meio-dia, de segunda a sexta-feira. Com a entrega de mais quatro estações (São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales e Papicu) no início de julho, serão 8 estações entregues, das 10 previstas no projetos. O restante do trecho, com mais duas estações (Mucuripe e Iate), além de cercamento e outras obras complementares, deve ficar pronto até o final de 2018.