Secretário da Infraestrutura participa de inauguração da Fiocruz Ceará

26 de junho de 2018 - 15:31 # #

O Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, participou nesta terça-feira (26), da inauguração da primeira unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Estado do Ceará, localizada no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde ( PITS), no Eusébio. Tendo à frente o Governador Camilo Santana e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, o secretário conheceu o empreendimento, que irá tornar o Ceará referência em pesquisa e desenvolvimento tecnológico e industrial na área da saúde. “O objetivo do Estado é atrair indústrias de referência no Brasil e no exterior para ocupar o espaço e solidificar a produção para o setor, estimulando não só a produção de conhecimentos, através da pesquisa, desenvolvimento e inovação, mas também novos negócios que gerem emprego, renda e desenvolvimento econômico e social na região”, disse o Governador.

A Secretaria da Infraestrutura – SEINFRA foi responsável pela implantação da infraestrutura do Polo, criado pelo Governo do Ceará. A pasta executou o acesso local ao PITS, que conta com 1,4 quilômetro de via duplicada, pavimento intertravado e calçadas, e instalou o sistema de alimentação de energia elétrica do local. O investimento total foi de cerca de R$ 6,7 milhões. A SEINFRA, por meio do Departamento Estadual de Rodovias – DER, também implantou a CE-010, que dá acesso ao PITS. A rodovia duplicada foi inaugurada em maio de 2018 e liga a Ponte da Sabiaguaba a CE-040, no Eusébio. “Dotar esse espaço com infraestrutura adequada foi primordial para a atração e instalação não só da Fiocruz, que é um empreendimento-âncora de referência mundial, mas também para a vinda de diversas empresas do setor”, afirma Lucio Gomes.

A Fiocruz Ceará será o primeiro parque do Brasil a integrar projetos de inovação tecnológica na produção de medicamentos, insumos e diagnósticos, para atender da saúde básica à medicina de alta complexidade. Além disso, contará também com a primeira unidade de Bio-Manguinhos fora do Rio de Janeiro para a produção de vacinas. Atualmente, a obra da Biomanguinhos está em fase de terraplanagem e três empresas da área da saúde e inovação assinaram protocolos de intenção com o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), para se instalarem na área. São elas: Nuteral; Point Suture e Instituto Atlântico.