Túnel da Av. Borges de Melo é liberado

2 de julho de 2018 - 17:24 # # # # #

O Secretário da Infraestrutura do Estado do Ceará, Lucio Gomes, participou nesta segunda-feira (2) da inauguração do Túnel da Av. Borges de Melo, ao lado do Governador Camilo Santana e do Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. A Passagem Inferior, no Bairro de Fátima, faz parte da implantação do VLT Parangaba-Mucuripe e vai permitir que o trem atravesse a via sem cruzar com os veículos, que irão trafegar pelo túnel, que recebe o nome de Eduardo Dourado da Fonte.

A obra, realizada pela Secretaria da Infraestrutura – SEINFRA, teve investimento de cerca de R$ 30 milhões. O Secretário da pasta, Lucio Gomes, comemorou a entrega do túnel, que tem 300 metros de extensão e duas pistas de 10 metros de largura. “Esse benefício evitará uma passagem de nível com as três linhas férreas que cruzam o local, que são duas do VLT e uma de carga. Isso é fundamental não só para a operação do VLT, já que garante a passagem do trem com segurança, como também para a fluidez do tráfego de veículos, que é tão intenso nessa área da cidade”, acrescentou o Secretário.

No evento, o Governador aproveitou para reforçar outro avanço da obra do VLT. Na próxima sexta-feira (6), a operação assistida, com transporte de passageiros de forma gratuita, será estendida da Parangaba até o Papicu, ampliando o percurso que passará a ter 8 estações, das dez previstas no projeto. “Vamos entregar para a população de Fortaleza um transporte público seguro, confortável e rápido, integrado com ônibus e vans da capital”, disse o Governador. Desde julho do ano passado, o VLT opera de forma assistida entre as estações Parangaba e Borges de Melo.

Mais informações

O projeto do VLT Parangaba-Mucuripe prevê 13,4 quilômetros (1,4 km em elevado) de extensão com 10 estações, 12 pontes e 3 passarelas, além da urbanização de inúmeras áreas de 22 bairros da capital cearense, e se integra ao sistema de ônibus da Prefeitura de Fortaleza e às linhas Sul e (futura) Leste do metrô de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do modal é de 90 mil passageiros por dia.
Desde julho de 2017, um trecho com quatro estações (Parangaba, Montese, Vila União e Borges de Melo) está em operação assistida, com transporte de passageiros, de forma gratuita, de 6 da manhã ao meio-dia, de segunda a sexta-feira. No início de julho de 2018, outro trecho, também com quatro estações (São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales e Papicu), passará a transportar passageiros, de forma assistida, até a Estação Papicu, que fará integração com o terminal de ônibus da Prefeitura de Fortaleza.
O restante da obra, com mais duas estações (Mucuripe e Iate), além de cercamento e outras obras complementares, deve ficar pronto até o final de 2018.
Ao todo, serão investidos quase R$ 700 milhões, incluindo obras, desapropriações, aquisição de material rodante, remoção de interferências e sistemas.