Seinfra discute incentivos às fontes renováveis através do Fundo de Eficiência Energética

23 de outubro de 2018 - 16:02 # # #

Reconhecendo a importância das fontes renováveis de energia na elaboração de novos cenários energéticos no Ceará e no Brasil, o Governo do Ceará tem buscado, cada vez mais, incentivar o desenvolvimento do setor no estado. Fomentando as discussões sobre o assunto, a Secretaria da Infraestrutrura do Estado – Seinfra sediou, nesta terça-feira (23), a primeira reunião do Conselho Gestor do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética – COGEFIEE, criado para estimular o desenvolvimento e financiamento da Eficiência Energética e da Micro e Minigeração Distribuída, com base nas fontes renováveis.

Representando o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, que é presidente do Conselho, o Secretário Executivo da Seinfra, Paulo César Moreira de Sousa, fez a abertura da reunião ressaltando a importância do FIEE. “ O Conselho aqui criado servirá para que possamos dar celeridade às questões relacionadas ao FIEE, por reconhecermos a importância dessas fontes renováveis e pensando também no desenvolvimento do nosso estado”, disse o Secretário.

Composto por representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico – SDE, Secretaria da Fazenda do Estado – SEFAZ, Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag, Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará – CREA/CE, Universidade Estadual do Ceará – UECE, Universidade Federal do Ceará – UFC, além de representantes de entidades da sociedade civil, o Conselho Gestor do FIEE deverá se reunir de forma sistemática para definir estratégias e novos projetos.

Para o Secretário Adjunto de Energia da Seinfra, Adão Linhares, estimular a cadeia da energias renováveis através de um fundo de incentivo ao uso de fontes renováveis no formato de geração distribuída reforça o pioneirismo do estado no setor. “O Ceará tem uma história de vanguarda neste sentido. Então é natural pensar em mais um pioneirismo com a utilização de um Fundo de Incentivo à Eficiência Energética, com a utilização de recursos oriundos de incentivos para a atração de investimentos de indústrias e empresas para o Estado”, ressaltou Linhares.

Saiba mais

Hoje, o Ceará tem capacidade de gerar 4.114 MW de energia elétrica. A energia eólica é a segunda principal fonte energética do Ceará, com potência instalada de 1.956 MW, perdendo apenas para a geração termelétrica, que é de 2.152 MW. São 76 parques eólicos em funcionamento e 5 em construção. Os empreendimentos estão localizados no litoral e na região serrana. No Brasil, o Ceará está entre os cinco principais geradores de energia a partir do vento, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

O Ceará se encontra ainda no grupo de liderança quando o assunto é a microgeração distribuída, que é a geração elétrica realizada pelo próprio consumidor a partir de fontes renováveis ou de alta eficiência energética. Ao todo, são 1.262 unidades contando com 24 unidades eólicas com potência instalada de 10.06 MW e 1.238 unidades solares fotovoltaicas com potência instalada de 20,5 MW, o que corresponde a 6,09% da potência instalada de geração distribuída no Brasil.

As unidades ou centrais estão localizadas em 99 dos 184 municípios cearenses. A maioria é residencial, mas há unidades de uso comercial e industrial.