Obras da segunda etapa da Perimetral de Sobral seguem em ritmo avançado

4 de dezembro de 2018 - 15:30 # #

O Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, esteve na última quinta-feira (29), em Sobral, Região Norte, para acompanhar o andamento das obras de implantação da segunda etapa da Perimetral de Sobral. Acompanhado do Superintendente do Departamento Estadual de Rodovias – DER, Sérgio Azevedo, o titular da Seinfra esteve em vários trechos da via, que fica entre a CE-178 e a CE-440. “Nós constatamos aqui um excelente ritmo. Para se ter uma idéia, dos 11,3 quilômetros de rodovia a serem implantados nesta etapa, apenas cerca de 500 metros ainda faltam receber terraplenagem. Boa parte já está quase no ponto de receber o revestimento, com sub-base e base”, comemora o secretário. As três pontes também estão em bom ritmo, havendo previsão de que a maior delas, sobre o Rio Acaraú, com 260 metros, esteja na altura de receber vigas, nos primeiros dias de janeiro. (As outras duas, com 20 m e 40 m, já estão recebendo superestrutura). A previsão é de que a segunda etapa da Perimetral de Sobral seja entregue em maio de 2019.

A nova avenida interligará seis rodovias que ligam Sobral a municípios vizinhos, como Meruoca, Alcântaras, Massapê, Senador Sá, Santana do Acaraú e Morrinhos. “Essa obra tem importância regional. Para Sobral é importante, inclusive, para o desenvolvimento urbano, já que vai ampliar as perspectivas de expansão do seu perímetro urbano, além de, imediatamente, aliviar o trânsito mais pesado, no Centro da cidade, facilitando o transporte rodoviário de carga das fábricas localizadas no município. Para as cidades vizinhas, facilitará o acesso a diversos equipamentos de importância regional localizados em Sobral, como o Hospital Regional, o Parque de Exposições e a Universidade Estadual Vale do Acaraú”, reforça Lucio Gomes.

A obra projeta ainda atender à demanda gerada pelo aterro sanitário, que atenderá 16 municípios, e ao futuro aeroporto regional. O investimento nesta etapa é de aproximadamente R$ 22 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Governo do Ceará.

Saiba mais

O primeiro trecho da Avenida Perimetral de Sobral foi entregue em maio de 2018 e possui uma extensão de 6,62 km, que começa na intersecção com a CE-440, no acesso às cidades de Meruoca e Alcântaras, e segue até a BR-222, depois do acesso ao distrito de Jordão. A intervenção, realizada pela Secretaria das Cidades, contou com investimento de cerca de R$ 12 milhões.