Trilhos do metrô são realinhados e passageiros contam com maior conforto e segurança

7 de dezembro de 2018 - 09:42 # #

A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos realiza serviço de realinhamento geral dos trilhos da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. O procedimento, que está próximo de sua conclusão e é feito por equipamentos de alta tecnologia, garante os padrões originais do projeto, ao longo dos 24,1 km de percurso. Essas intervenções proporcionam maior estabilidade para o tráfego de trens sobre os trilhos, aumentando a segurança operacional e o conforto dos passageiros.

O serviço se torna necessário, por conta do fluxo intenso de trens no dia-a-dia, que leva a um desgaste natural da via. Para realizar os trabalhos, é utilizada uma máquina Plasser, comumente presente nas instalações e manutenções de vias férreas. A máquina Plasser atua em três fatores: no nivelamento da altura dos trilhos, para que não haja desconformidade; na adequação em caso de pequenas variações na distância entre os dois trilhos da via (bitola), e na distribuição da brita que sustenta o peso dos trilhos e dos trens.

Todo esse trabalho é realizado aos domingos, feriados e madrugadas, de forma a não interferir no fluxo regular de atendimento aos passageiros. O realinhamento, como já dito, garante o restabelecimento preciso das especificações originais da Linha Sul, fato que é confirmado através de estudos topográficos incluídos no serviço. Mais de 70% da Linha Sul já receberam a manutenção pela máquina Plasser, e o serviço tem previsão de término na primeira quinzena de dezembro. Em seguida, a Linha Oeste e o VLT de Sobral devem passar pelo mesmo realinhamento.