Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza entregam túnel longitudinal da Via Expressa

22 de dezembro de 2018 - 12:52 # # #

O tráfego de veículos no túnel longitudinal da Via Expressa, construído na Avenida Almirante Henrique Sabóia, no trecho entre as Avenidas Padre Antônio Tomás e Santos Dumont, no bairro Papicu (Regional II), está liberado, permitindo a passagem de veículos e facilitando o trânsito. O Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, acompanhou o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio na entrega da obra, na manhã deste sábado (22), como parte do programa Juntos Por Fortaleza.

Na ocasião, o chefe do Executivo cearense garantiu que o trecho vai permitir uma maior fluidez ao trânsito e também conferir agilidade a outras obras. “Esse é um dos mais importantes corredores para o setor hoteleiro da cidade. Como o nome já diz, se chama Via Expressa pois exige rapidez. Essa obra vai garantir com que as pessoas tenham uma mobilidade maior e melhor. Fortaleza está se tornando cada vez mais referência em termos de mobilidade urbana. O túnel vai ajudar muito as obras do VLT e a tendência é que nos próximos anos tenhamos o maior trecho metroviário de uma capital no país”.

O secretário Lucio Gomes reforçou a importância da entrega do túnel para a conclusão das obras do VLT. “Nós já estamos operando de forma assistida, com transporte de passageiros, da Parangaba ao Papicu, e iniciamos a operação experimental, sem passageiros, até a estação Mucuripe. O próximo passo é chegar na estação Iate, que é a última do percurso. Este túnel Professor Wagner Barreira, junto com o da Alberto Sá, vai eliminar os cruzamentos com o VLT. Isso é necessário, porque a faixa de domínio, antes com um trilho para trem de carga, com baixa frequência, está recebendo dois novos trilhos para os trens de passageiros, que circularão em intervalos curtos, de 05:30 até 23:30h”.

O túnel longitudinal possui 370m de comprimento, com 74m cobertos, além de quatro faixas de tráfego (sendo duas por sentido), pista em concreto, ciclovia, iluminação em LED, revestimentos com placa cimentícia e colunas com chapas em alumínio, sendo o primeiro equipamento de infraestrutura a receber esse novo tipo de acabamento.

O novo equipamento teve todas as faixas de tráfego liberadas, em ambos os sentidos da via, possibilitando mais agilidade, sem interferências entre a passagem da linha férrea e os veículos.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, explicou os benefícios das obras para a mobilidade urbana na capital. “Esse é o terceiro túnel que a Via Expressa recebe, um quarto deverá ser entregue entre maio e junho. A importância é múltipla. A primeira é o trânsito. A segunda é que haverá prioridade para o transporte público, numa convergência com a obra do VLT, do Governo do Ceará. Esse também é um eixo de acesso para o setor hoteleiro. Estamos também licitando a duplicação do viaduto do Makro, onde teremos da avenida Abolição até o Aeroporto de Fortaleza um caminho sem semáforos”.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo, prestou homenagem ao professor Wagner Barreira, que dá nome à obra. “Ao participar, orgulhosamente, desta inauguração, falando em nome do homenageado, quero agradecer a honraria dos gestores que aprovaram a entrega desse túnel. Wagner Barreira era apreciador da melhor doutrina, passava o dia aprofundando os densos conhecimentos. Professor que a todos conquistava pela naturalidade como acolhia. Hoje é merecedor desta belíssima obra que interage com tantas outras, facilitando a vida dos fortalezenses e dos visitantes da nossa capital”.