Seinfra recebe técnicos do BNDES no Canteiro de obras da Linha Leste

6 de fevereiro de 2019 - 15:20 # # #

O canteiro de obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, no Centro, recebeu, nesta quarta-feira (6), a visita técnica de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. A instituição garantiu R$ 1 bilhão em financiamento para a execução da obra, no trecho entre o Centro e o Papicu.

A equipe do banco foi recebida pelo Secretário Executivo de Logística Intermodal e Obras da Secretaria da Infraestrutura do Ceará – Seinfra, André Pierre, e por representantes do Metrofor, que acompanharam os técnicos pelo canteiro. No local, será construída a Estação Chico da Silva da Linha Leste, a primeira do trecho subterrâneo e que será interligada à já existente Estação Chico da Silva da Linha Sul. O grupo esteve, ainda, no local onde estão montadas duas tuneladoras, máquinas que serão utilizadas no trecho.

Da obra, os representantes do banco se reuniram com a equipe da Seinfra e do consórcio construtor. “Essa é a primeira visita técnica do BNDES à obra. Ao longo da execução do projeto, eles virão, regularmente. Faz parte do trâmite de liberação dos recursos”, pontuou o Secretário Executivo.

O primeiro trecho da Linha Leste terá 7,3 km de extensão e irá ligar o Centro de Fortaleza ao Papicu. Serão executadas uma estação de superfície (Tirol-Moura Brasil) e outras quatro subterrâneas (Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). A ideia é garantir a integração da Linha Leste com as Linha Sul e Oeste, no Centro, e com o VLT Parangaba-Mucuripe, além do terminal de ônibus da Prefeitura, no Papicu. A Linha Leste terá capacidade para transportar até 150 mil passageiros por dia e o tempo de viagem entre o Centro e o Papicu será de 15 minutos. A previsão é de que a obra seja concluída em 4 anos, a partir da assinatura da ordem de serviço.