Caririaçu recebe escola adaptada à região serrana

14 de fevereiro de 2019 - 08:55 # # #

Inaugurada na última segunda-feira (11), em Caririaçu, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Paulo Barbosa Leite foi especialmente implantada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia – DAE, vinculado à Secretaria da Infraestrutura, para se adequar às características geográficas do local, que possui terreno irregular e topografia acidentada. A escola fica na localidade de Paraíso, no alto da Serra de São Pedro, oferecendo uma vista panorâmica da Região do Cariri.

Com área de 17 mil metros quadrados, a escola foi toda adaptada pela equipe técnica da Diretoria de Arquitetura (Diarq) do DAE, visando o conforto para professores e estudantes. “Apesar de haver um padrão para a construção das EEEPs, cada projeto precisa ser otimizado da melhor forma possível, prevendo custos, tempo e condições climáticas e geológicas do local. Ou seja, todos os espaços dessa escola foram pensados e dispostos para aproveitar as características naturais da Serra de São Pedro, explica o superintendente do órgão, Silvio Campos.

Durante a fase de execução da obra, as salas de aula e os laboratórios foram posicionados de forma a facilitar e reduzir o deslocamento de materiais e terra, o que refletiu nos custos e na eficiência do serviço. Além disso, a sustentação das lajes do prédio foi reforçada, garantindo maior resistência contra intempéries típicas de áreas serranas e maior estabilidade da estrutura.

Mais informações

Na parte estrutural do prédio foram investidos cerca de R$ 6,3 milhões, e o equipamento segue o padrão exigido pelo MEC. Conta com auditório com capacidade para 200 pessoas; biblioteca; bloco administrativo composto por coordenação, secretaria e sala de professores; bloco pedagógico capaz de atender um total de 540 alunos em tempo integral (manhã e tarde) e contendo 12 salas de aulas e seis laboratórios de ciências; além de ginásio poliesportivo coberto e bloco de laboratórios especiais. Os alunos terão a oportunidade de fazer o Ensino Médio e optar entre os quatro cursos técnicos que serão ofertados: Administração, Agropecuária, Informática e Secretariado.