Perimetral de Sobral passa a se chamar av. Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior

5 de abril de 2019 - 17:07 # # # # #

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou a propositura do Governador Camilo Santana que homenageia o ex-Prefeito de Sobral José Euclides Ferreira Gomes Júnior, colocando seu nome na Avenida Perimetral de Sobral. A rodovia, que contorna a cidade, ligando a CE-178 (estrada Sobral-Santana do Acaraú) à BR-222, na altura da Avenida Ermírio de Moraes, está na segunda etapa de implantação, conectando seis rodovias que ligam Sobral a municípios vizinhos, como Meruoca, Alcântaras, Massapê, Senador Sá, Santana do Acaraú e Morrinhos, além do Distrito de Jordão.

“Essa é uma via de importância regional e nomeá-la dessa forma é um reconhecimento à dedicação e ao trabalho do prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior, que tanto lutou pelo desenvolvimento de Sobral e da região Norte”, ressalta o Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes.

O primeiro trecho da avenida, que começa na intersecção com a CE-440, no acesso às cidades de Meruoca e Alcântaras, e segue até a BR-222, foi entregue em maio de 2018 e tem extensão de 6,62 quilômetros. Já a segunda etapa, entre a CE-178 – Entr. CE-440, segue em andamento, com previsão de conclusão em meados deste ano. O trecho em obra tem 11,3 km de extensão, e prevê a construção de três pontes, sendo uma sobre o Rio Acaraú.

A avenida amplia as perspectivas de expansão do perímetro urbano de Sobral, além de aliviar o trânsito mais pesado, no Centro da cidade, facilitando o transporte rodoviário de carga das fábricas localizadas no município. Para as cidades vizinhas, facilitará o acesso a diversos equipamentos de importância regional localizados em Sobral, como o Hospital Regional, o Parque de Exposições e a Universidade Estadual Vale do Acaraú. A via projeta, ainda, atender à demanda gerada pelo aterro sanitário, que atenderá 16 municípios, e ao futuro aeroporto regional.

Sobre a denominação

A denominação da avenida, homenageando o ex-prefeito de Sobral José Euclides Ferreira Gomes Júnior, foi proposta pelo governador Camilo Santana e aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará em abril de 2018 (Lei n°16.458). Na última quinta-feira (4), uma nova proposta do Poder Executivo foi aprovada, corrigindo inconsistências na Lei original e ratificando a denominação da avenida, em seus 18 km, como av. Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior.

Sobre José Euclides Ferreira Gomes Júnior

Nasceu em 29 de março de 1918, em Sobral, onde permaneceu até concluir o Ensino Médio no Colégio Sobralense. Em seguida, estudou no Rio de Janeiro, onde concluiu os cursos de Direito e Licenciatura em Geografia e História na Universidade do Brasil. No interior de São Paulo, em Adamantina, exerceu o magistério, a advocacia, ajudou a formar a Associação Comercial e presidiu o Diretório da União Democrática Nacional (UDN). Foi nesse período que conheceu Maria José Santos Ferreira Gomes, com quem se casou em 1957, em Pindamonhangaba, e teve cinco filhos. De volta a Sobral, foi professor catedrático de Sociologia, Antropologia e História na Faculdade de Filosofia Dom José, hoje Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), advogado de ofício (atual Defensor Público) e agropecuarista. Foi prefeito de Sobral entre 1977 e 1983.