Seinfra discute avanços na transmissão de energia em reunião com setor elétrico

23 de maio de 2019 - 08:50 # # #

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará sediou, nesta quarta-feira (22), mais uma reunião do Grupo de Trabalho Ceará Piauí, formado por diversos atores do setor elétrico do Brasil. No encontro, comandado pelo Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra, Adão Linhares, e pelo diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, Luiz Eduardo Barata, foram apresentados os avanços na expansão do sistema de transmissão de energia que atende os dois estados.

“O que temos constatado é que os atrasos que aconteceram de 2012 até 2016 não só deixaram de existir como nós passamos a ter antecipação na entrega e operação do sistema de transmissão. Se no passado nós tivemos problemas aqui no Ceará para a instalação de usinas eólicas e solares, ao que tudo indica, nós não teremos esses problemas no leilão que vai acontecer agora em junho”, afirmou Barata. O leilão A-4 negociará contratos para empreendimentos hidrelétricos, de geração a partir de fonte biomassa, e de geração a partir de fonte eólica e solar fotovoltaica.

Para Adão Linhares, a evolução positiva do sistema nos últimos dois anos é resultado do planejamento, do acompanhamento e do monitoramento das obras de transmissão feitos a partir da criação do GT, que já está na 11ª reunião de trabalho. “Nessas reuniões, nós podemos oferecer as informações para o planejamento federal, através do Ministério de Minas e Energia, da EPE, do ONS e da ANEEL, e dar os dados relevantes para que as obras, desde o estudo até a execução, aconteçam e os gargalos sejam resolvidos. Trazer esse acompanhamento para o Ceará tem permitido alcançar os resultados que a gente espera”, explicou o secretário.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel também comemorou os avanços obtidos a partir dessa convergência de informações e acompanhamento conjunto ao afirmar que 95% das obras de transmissão no Brasil estão dentro do prazo ou adiantadas . “Essas reuniões ajudam a fazer com que a infraestrutura de energia elétrica, que é uma das mais desenvolvidas do país, continue em franco desenvolvimento de forma a permitir que o consumidor tenha uma energia renovável, limpa, de fontes interessantes e que isso seja feito com a maior qualidade possível e o menor custo que garanta essa qualidade”, disse o superintendente de Concessões de Transmissão e Distribuição da ANEEL, Ivo Sechi.

Para os próximos leilões previstos, o Ceará deve receber reforço de novas linhas na Região Metropolitana (LT subterrânea 230 KV Fortaleza II e Dias Macedo II), para 2024; e na Região do Cariri (Seccionamento da LT 230 KV Milagres – Tauá II e LT 230 KV Chapada III – Crato II), para 2029.

A reunião também contou com a presença de representantes do ONS, ANEEL, EPE, das empresas transmissoras Argo, Sterlite, CPFL, Chesf e TDG, além de representantes locais da Câmara Setorial de Energia, da Fiec, do Sindienergia, das distribuidoras Enel CE e Equatorial e de empresas de geração eólica e solar.