Conselho gestor do FIEE discute ações de eficiência energética na sede da Seinfra

3 de junho de 2019 - 13:48 # # #

A Secretaria da Infraestrutura – Seinfra sediou, na última quinta-feira (30), a reunião do Conselho Gestor do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética – COGEFIEE. Na ocasião, os conselheiros discutiram o andamento do projeto piloto de instalação de geração distribuída no edifício sede da Seinfra, através da utilização de energia solar fotovoltaica.

Criado para estimular o desenvolvimento e financiamento da Eficiência Energética e da micro e minigeração distribuída, com base nas fontes renováveis, o conselho busca apoiar a modernização das instalações elétricas de órgãos e entidades ligadas à Administração Pública, com foco na eficiência do uso de energia. O Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seinfra, Paulo César, define o FIEE como um “instrumento fundamental em que o Estado sinaliza, pelo exemplo, a busca pela forma mais eficiente de utilização da Energia”.

Na primeira reunião deste ano, o grupo debateu os próximos passos para a implantação do projeto piloto de energia distribuída no prédio da Seinfra. Para isso, foi deliberada a criação de um Termo de Referência que contará com a assistência da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC. Segundo o conselheiro Ricardo Correia, representante da Associação Brasileira de Geração Distribuída – ABGD, “a geração distribuída se desenvolveu no âmbito privado, mas o público está aquém do esperado. Incentivar a geração distribuída traz economia para o órgão, sem falar nos benefícios para o meio ambiente”.

Visando incentivar o fomento de novos projetos, será buscada a realização de um convênio entre a Seinfra, Universidade Federal do Ceará – UFC e Universidade Estadual do Ceará – UECE para a realização do diagnóstico energético do Centro Administrativo do Cambeba, através de um estudo detalhado sobre ações que podem ser realizadas em suas instalações de modo a utilizar de forma mais eficiente a energia elétrica, sendo possível fundamentar a confecção dos melhores projetos de eficiência energética para aplicação de recursos por parte do Estado do Ceará.

Conselheiros

Além de representantes da Seinfra, o COGEFIEE é formado por representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho – SEDET; do Conselho de Consumidores da ENEL Distribuição Ceará – CONERGE; do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará – CREA/CE; da Universidade Estadual do Ceará – UECE; da Secretaria de Planejamento e Gestão – SEPLAG; da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC; da Universidade Federal do Ceará – UFC; da Associação Brasileira de Geração Distribuída – ABGD; da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará – Rede NIT; e da Secretaria da Fazenda – SEFAZ.