Em Quixadá, governador inaugura areninha e autoriza restauração de trecho da CE-265

8 de junho de 2019 - 12:41 # # # # # #

As famílias de Quixadá, no Sertão Central, foram beneficiadas na noite de sexta-feira (7) com mais duas ações do Governo do Ceará. Na oportunidade, o município ganhou sua primeira areninha, construída no Planalto Jerusalém, com capacidade para atender até 1500 pessoas por mês. Presente na inauguração, o governador Camilo Santana aproveitou o momento para dar a ordem de serviço de outra importante obra para a comunidade local, que é a restauração de quase 20 quilômetros da Rodovia CE-265, trecho que liga a sede municipal à Serra do Estevão. O investimento nessas duas intervenções ultrapassa os R$ 16 milhões.

A areninha de Quixadá foi a 46° inaugurada pelo Governo do Ceará. Camilo Santana destacou o papel relevante que as areninhas vêm desempenhando para além do esporte, como no caso da prevenção da violência. “A gente trabalha dois caminhos para combater a violência. Um é o fortalecimento policial. Por outro lado, a gente enfrenta o problema com prevenção e a primeira coisa que a gente faz é investir em educação. A outra forma de prevenção é investir em espaços urbanos na cidade. E essa areninha é mais uma política de prevenção. Ela faz parte da maior política de esporte da história do Ceará. Todos os 184 municípios estão recebendo uma areninha como esse. Aqui não é só o equipamento, nós estamos selecionando monitores pagos pela Secretaria (do Esporte e da Juventude). Vamos fornecer material esportivo para funcionar aqui escolinha de futebol para tirar o jovem da rua e descobrir talentos. O esporte, além de ser bom para saúde, ele melhora o desempenho escolar e tem o papel social muito grande”, enfatizou o governador.

Construída em uma área de 6.259,11 m², além de urbanizar o espaço, o equipamento conta com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação. O investimento total foi de R$ 1.544.643,39, sendo R$ 1,081 milhão oriundo do financiamento do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), outros R$ 154 mil do Tesouro Estadual e o restante de contrapartida do Município.

Rodovia

Desejo da população, a restauração do trecho de 19,18 quilômetros da Rodovia CE-265 que liga a sede de Quixadá à Serra do Estevão, no distrito de Dom Maurício, vai trazer mais segurança e conforto aos motoristas que transitam pelo local. A estrada vai receber serviços de pavimentação, movimento de terra, revestimento asfáltico, obras d’arte correntes, drenagem, sinalização (horizontal e vertical) e proteção ambiental. “Essa é uma estrada que vai custar quase R$ 15 milhões. Vamos deixá-la novinha, beneficiando vários distritos e bairros de Quixadá”, comentou Camilo.

A obra vai custar R$ 14.532.798,86, recursos do Governo do Ceará e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e faz parte do Ceará de Ponta a Ponta, o Programa de Logística e Estradas do Estado, que tem mantido, requalificado e ampliado a malha viária por meio de obras de pavimentação, restauração e duplicação.

Mais qualidade de vida

Com as duas intervenções, a população de Quixadá ganha em infraestrutura e em esporte e lazer. Luís Carlos Neto, técnico de laboratório, mora há 20 anos no bairro onde a areninha foi construída. Ele prestigiou a inauguração do equipamento com a família e disse que, além de ser uma nova opção de local para a prática de atividades físicas, o campo chegou para valorizar a região. “Aqui era só um terreno baldio, mas agora com essa areninha melhorou demais. Vai ser importante para o crescimento do bairro, construção de novas casas. Foi muito boa essa iniciativa do Governo do Estado”, comentou o morador, que também desfrutará da estrutura para jogar futebol com os amigos nas horas de lazer.

Sobre a recuperação da CE-265, autorizada pelo governador Camilo Santana, Luís Carlos disse que já estava na hora da estrada passar por essa restauração para melhorar a trafegabilidade. “É necessária essa obra. Está muito difícil o acesso à Serra do Estevão. Sempre vou por lá e o percurso está demorando quase uma hora por conta dos buracos existentes. Com o asfaltamento vai melhorar bastante para nós”, comemorou.

Participaram do evento o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, o secretário do Esporte e da Juventude, Rogério Pinheiro, o secretário-executivo de Proteção Social da SPS, Francisco Ibiapina, os deputados estaduais Osmar Baquit, Jeová Mota e Nezinho Farias, além da ex-deputada estadual Rachel Marques e lideranças políticas da região.