Detran realiza campanha educativa no Terminal Rodoviário e na Ciclofaixa de Lazer do Cariri

20 de setembro de 2019 - 16:08 # # #

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro sempre com o objetivo de conscientizar e promover ações integradas pela sociedade e os órgãos de trânsito para o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes que garantam o direito de ir e vir dos cidadãos.

Este ano, com o tema “No trânsito dê sentido a vida” o Detran-CE preparou uma extensa programação que está ocorrendo na Capital e no Interior com blitz educativas, palestras e intervenções teatrais. Na região do Cariri, a programação para este sábado (21) e domingo (22) será destinada especialmente a passageiros, ciclistas e pedestres.

A operação ‘‘Tô de cinto, tô seguro’’ será executada no sábado (21) na Rodoviária de Juazeiro do Norte. Essa é uma das iniciativas do Detran-CE com o objetivo de conscientizar os passageiros sobre a importância do uso do cinto de segurança em todo o percurso da viagem nos ônibus que realizam o serviço de transporte intermunicipal de passageiros. Além da ação educativa, há também o trabalho realizado pelos fiscais de trânsito e transporte que vistoriam os itens de
segurança obrigatórios como o bom estado de conservação dos pneus, extintores de incêndio, cintos de segurança em número correspondente ao de passageiros sentados, entre outros.

No domingo, será a vez da Ciclofaixa de Lazer do Cariri realizar uma programação especial. A partir das 06h, na Praça José Hilânio, os frequentadores poderão usufruir de diversos serviços como massoterapia, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dicas de nutrição e fisioterapia. Os educadores de trânsito do Detran-CE também estarão presentes realizando ações de conscientização para pedestres e ciclistas.

A cada edição, a Ciclofaixa de Lazer do Cariri atrai mais frequentadores e tem batido recorde de ciclistas e pedestres. O
projeto comemorou em junho de 2019 quatro anos de atividades ininterruptas, realizado aos domingos, das 6h às 11h, quando uma faixa da CE-060 (Avenida Leão Sampaio), numa extensão de 8km, ligando os municípios de Juazeiro do Norte à Barbalha fica destinada exclusivamente para o uso de ciclistas e pedestres.