Premiação Concurso de Desenhos marca encerramento Semana Nacional de Trânsito no Detran-CE

26 de setembro de 2019 - 09:04 # # #

O encerramento da Semana Nacional do Trânsito foi marcado por muita alegria com a participação de crianças, pais, professores, idosos, representantes de ONGs, além de diretores, gerentes e educadores do Detran-CE.

Seguindo a tradição, hoje foi dia de premiar crianças de 05 a 11 anos e idosos de 50 a 90 anos que participaram do Concurso de Desenhos 2019. Ao longo de cada ano, todos que visitam a Escola de Educação para o Trânsito do Detran-CE, ao final, são convidados para realizar um desenho, mostrando a experiência que vivenciaram ali. Os critérios para escolha do melhor desenho em cada categoria são: criatividade, elementos do trânsito e elementos da natureza.

Maria Yasmin Alves de Oliveira, vencedora na categoria 08 anos, trouxe a mãe e a avó para a premiação. “Fiz um desenho bem bonito, porque gostei muito de vir para a Escola do Detran. Coloquei a faixa de pedestres, onde o carro deve parar para o pedestre passar”, explica aluna do segundo ano do Colégio Santo de Farias. A Coordenadora do colégio que também prestigiou o evento, agradeceu ao Detran pela parceria e completou: “A educação para o trânsito é um tema que sempre abordamos em sala de aula e poder contar com a estrutura e metodologia da Escola de Educação para o Trânsito do Detran-CE agrega ainda mais conhecimento para os nossos alunos.”

Os convidados também ouviram as canções do Coral Sinal Verde, formado por servidores do Detran-CE e assistiram a peça “Passeio de Carro” criação da Comédia Cearense que, de forma lúdica e divertida, ensina as regras básicas de segurança no trânsito.

Desde o dia 18 de setembro, quando a Semana Nacional de Trânsito foi iniciada, o Detran intensificou suas ações educativas na capital e interior do estado com a realização de blitz para conscientização de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, além de palestras em escolas e empresas e apresentações teatrais.

Nos últimos cinco anos, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará tem registrado uma redução acumulada dos principais índices de acidentes, feridos e mortos no trânsito. Mesmo considerando o aumento da frota de 18% e da malha viária estadual de 2014 a 2018, o índice de acidentes a cada 100.000 veículos reduziu 45% nas rodovias estaduais. Quando consideramos os acidentes com vítimas, as reduções são ainda mais expressivas, pois o número de mortos caiu 52% e o número de feridos 41%.

Sobre a Semana Nacional do Trânsito

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, neste último dia, também é celebrado o Dia Nacional do Trânsito, instituído em setembro de 1997. O objetivo da SNT é conscientizar e promover ações integradas pela sociedade, instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e por todos os órgãos de trânsito, federais, estaduais, distritais e municipais para o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes que garantam o direito de ir e vir dos cidadãos. O tema definido, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para o ano de 2019 é “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”.