Moradores do São João do Tauape e do Mucuripe contam com novas passarelas para travessia

27 de novembro de 2019 - 14:40 # # # # # #

Os moradores dos bairros São João do Tauape e Mucuripe, em Fortaleza, contam agora com uma travessia mais segura no entorno da via férrea do VLT Parangaba-Mucuripe. Duas passarelas foram concluídas para facilitar o acesso de quem mora nas comunidades próximas aos trilhos.

Uma das passarelas fica sobre o Riacho Tauape, que separa o bairro da Comunidade Maravilha, nas proximidades da BR-116. O equipamento permite a travessia dos pedestres que precisam cruzar o trecho, todos os dias, para acessar serviços de saúde e escolas. A passarela é de estrutura metálica e tem 47 metros de comprimento. Além de viabilizar a mobilidade dos moradores de um lado a outro do riacho, a nova passarela também garante a segurança da população na travessia.

O projeto original não incluía essa passarela. Durante a execução da obra, pudemos constatar que havia um fluxo de pedestres constante às margens do existente trilho de carga, de forma inadequada. Com a colocação de mais dois trilhos do VLT, essa travessia se tornaria mais perigosa e desconfortável. Por isso, garantimos o acesso construindo essa passarela”, afirmou o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.

Já a outra passarela fica ao lado da Estação Mucuripe. O equipamento, um dos três previstos no projeto original, permite que os pedestres cruzem os trilhos e a Via Expressa, acessando a estação. Esta é a quarta passarela concluída do projeto do VLT. As outras duas se situam ao lado das estações Pontes Vieira e do Papicu.

Passarelas em construção

Além desses equipamentos, estão em construção mais quatro passarelas sobre os trilhos do VLT Parangaba-Mucuripe. As estruturas serão erguidas nos seguintes pontos: na altura da rua Paulo Firmeza (São João do Tauape); na altura da rua Eduardo Garcia (Papicu); ao lado do túnel da Av. Alberto Sá (Papicu); e na Av. Vicente de Castro (Abolição), próximo à Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (Mucuripe). Uma outra está em estudos, na altura da rua Vicente Linhares.