Detran-CE realiza ação educativa no maior terminal rodoviário do Ceará

26 de dezembro de 2019 - 16:12 # # #

Durante as festas de final de ano, mais de 122 mil passageiros deverão passar pelo terminal rodoviário Engenheiro João Thomé, localizado em Fortaleza, e o maior do estado. O número representa um aumento de 15% na quantidade de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado (20 de dezembro/2019 a 02 de janeiro de 2020), conforme dados da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE), responsável pela gestão de transporte intermunicipal de passageiros.

As empresas de transporte estão disponibilizando 923 viagens extras e o número pode aumentar de acordo com demanda dos passageiros. Estima-se que até o término do período, somadas as viagens normais e extras, mais de 6.000 viagens sejam realizadas entre destinos municipais como Sobral, Juazeiro, Iguatu, Camocim, Viçosa, São Benedito, Baturité, Beberibe, Jericoacoara, Canindé e também viagens interestaduais para cidades procuradas como Recife, Natal, João Pessoa, Maceió, Teresina e São Luiz.

Para garantir uma viagem segura a todos, as equipes de educação para o trânsito do Detran-CE estão realizando de 24 a 31 de dezembro de 2019 a operação “Tô de Cinto, Tô Seguro” com o objetivo de conscientizar para a importância do uso do cinto de segurança em todo o percurso da viagem nos ônibus que realizam o serviço de transporte intermunicipal e interestadual de passageiros.

A operação, que já faz parte das ações de educação de trânsito oferecidas pelo Detran-CE, tem se tornando constante nos terminais rodoviários de todo o Estado. Além da ação educativa, há também o trabalho realizado pelos fiscais de trânsito e transporte que vistoriam os itens de segurança obrigatórios como o bom estado de conservação dos pneus, extintores de incêndio, cintos de segurança em número correspondente ao de passageiros sentados, entre outros.

A ação, que contou também com a participação da Polícia Rodoviária Federal e da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres sensibilizou somente na manhã do dia 24 de dezembro 504 pessoas. A iniciativa seguirá no período de 26 a 31 de dezembro para que mais e mais passageiros do terminal sejam alertados para o assunto e adotem comportamentos seguros nos veículos de transporte coletivo de passageiros.

Essa é apenas uma das ações que fazem parte da Operação Integrada Rodovida, lançada na sexta-feira (20) e que tem duração até o dia 1º de março de 2020 tendo como foco principal a redução do número de acidentes, feridos e mortos nas rodovias do país, unindo esforços dos Governos Federal, Estadual e Municipal para reduzir a violência do trânsito.

Operação Tô de Cinto, Tô Seguro
Local: Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé