Obras avançam em 2019 e Seinfra desenvolve novos projetos para 2020

27 de dezembro de 2019 - 11:31 # # #

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará encerra 2019 com avanços importantes nas obras de mobilidade em Fortaleza e na Região Metropolitana. “Foi um ano muito bom em termos de execução de projetos de mobilidade do Governo do Estado”, avalia o titular da Seinfra, Lucio Gomes. Os investimentos que, somente nessa área, passaram de R$ 130 milhões, foram feitos, principalmente, na implantação do VLT Parangaba-Mucuripe e da Linha Leste do metrô de Fortaleza.

O VLT Parangaba-Mucuripe está em fase de conclusão, com as 10 estações do projeto finalizadas. Oito delas (Parangaba, Montese, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales e Papicu) estão em funcionamento, na chamada operação assistida, que transporta passageiros sem cobrar tarifa, no trecho entre a Estação Parangaba e a Estação Papicu. Nessa fase de operação assistida, o VLT funciona de 6h às 13h e de 16h40 às 20h, de segunda a sábado.

Já a Linha Leste, iniciada no final de 2018, ganhou bom ritmo. A linha, que terá 7,3 quilômetros e irá ligar o Centro ao Papicu, abriu vários frentes de serviços na capital. No canteiro principal, no Centro de Fortaleza, estão sendo realizadas as escavações do trecho onde será construída a Estação Chico da Silva da Linha Leste, a primeira subterrânea da nova linha. Também já foram iniciados os trabalhos das tuneladoras, máquinas adquiridas pelo Estado para escavar os túneis da linha. Um poço de ventilação também está sendo construído na Praça da Estação. Na Aldeota, estão em andamento as construções das Estações Colégio Militar e Nunes Valente.

“A gente deu um passo grande neste ano e tomou providências para que, no ano de 2020, a gente faça o grande avanço na execução da Linha Leste. Essas ações, no futuro, vão propiciar o acesso a um modal bem moderno, confortável e com acessibilidade para a população”, afirma Lucio Gomes. A previsão é que a nova linha seja concluída até o final de 2022.

Para 2020, a Seinfra projeta a consolidação de novos investimentos em mobilidade. Um deles é um ramal ligando o VLT Parangaba-Mucuripe ao Aeroporto de Fortaleza. “O outro projeto que estamos trabalhando é um Bonde Elétrico ligando o terminal marítimo, no Mucuripe, à Estação Chico da Silva, no Centro. Iremos fazer, nesse ponto, um hub, integrando as linhas Oeste, Sul e Leste do metrô e os ônibus da Prefeitura”, explica o Secretário. Além disso, está sendo elaborado o Edital para uma PPP-Parceria Público Privada com a finalidade de viabilizar o Arco Metropolitano, rodovia que ligará o Porto do Pecém à BR-116. O Aeroporto Regional de Sobral está com licitação publicada, já com data para receber propostas de interessados: 07/01/2020.