VLT do Cariri completa 10 anos de serviços à população

30 de dezembro de 2019 - 08:58 # #

Inaugurado em dezembro de 2009, o VLT do Cariri completa este mês 10 anos de serviços prestados aos cidadãos da região. Nesse período, a linha registrou 3,2 milhões de embarques, beneficiando moradores e turistas que visitam a região. Com uma tarifa de R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia), o VLT caririense se consolidou como o meio de transporte público mais barato entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato.

Operada pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Ceará, a linha recebe diariamente 1,8 mil pessoas, num percurso de 13,6 Km e nove estações. As paradass do VLT contemplam diversas regiões de interesse do Cariri, dando acesso aos centros do Crato e de Juazeiro, além de outras importantes regiões turísticas, de comércio, de estudos e de lazer. O VLT opera de segunda a sexta-feira de 6h às 19h e aos sábados de 6h às 14h. O percurso entre as duas cidades dura cerca de 30 minutos.

História

Antes do VLT do Cariri ser implantado, o trecho de trilhos interligando Crato e Juazeiro era utilizado para o transporte de mercadorias. O primeiro trem interligando as duas maiores cidades do Cariri circulou em 1926, ano que foram inauguradas as estações centrais de Crato e de Juazeiro do Norte. Ambas continuam de pé, até hoje, mas já não possuem operação de trens, pois, para a chegada do VLT do Cariri, em 2009, foram construídas novas estações nesses dois pontos.

Viaje tranquilo:
No site www.metrofor.ce.gov.br/vlt-cariri é possível consultar os horários exatos de partida dos trens em cada uma das estações, além verificar a localização exata de cada uma das estações, com link para o Google Maps e indicação de pontos de referência.