Descentralização do Detran amplia benefícios para 1 milhão de cearenses

6 de fevereiro de 2020 - 09:07 # # #

Emplacar ou fazer a transferência de um veículo, renovar ou tirar a primeira habilitação são serviços que estão cada vez mais próximos da maioria dos cearenses que não precisam mais percorrer longas distâncias ou enfrentar dias de espera. Desde que iniciou o processo de descentralização, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) está presente, diretamente, em 118 dos 184 municípios do Ceará.

Somente de 2014 a 2019, quatro novas sedes regionais foram entregues nas cidades de Baturité, Aracati, Camocim e Iguatu, beneficiando 1 milhão de pessoas. Outras duas novas regionais estão sendo construídas em Brejo Santo e Icó, além da Regional do Cariri que deverá ser inaugurada ainda no primeiro semestre de 2020.

Atualmente, o órgão conta com 15 Sedes Regionais distribuídas nas principais cidades do estado e que oferecem todos os serviços de Registro de Veículos, Habilitação e 12 áreas de exames, inclusive testes práticos de direção veicular; além de 128 postos de atendimento, sendo 22 em Fortaleza e Região Metropolitana e 106 no Interior.

Nesse processo de descentralização, se destaca a melhoria da infraestrutura e das instalações, além da rapidez e qualidade no atendimento. Outra estratégia adotada foi migrar para centros comerciais, possibilitando acelerar os serviços, além de oferecer maior comodidade e conveniência aos usuários. Desde 2016, o Detran-CE possui atendimento nos principais shoppings centers: Rio Mar Papicu, Iguatemi e North Shopping Maracanaú. Os dois primeiros, inclusive, funcionam em horário ampliando, até às 20h.

Sem comparação

Edvaldo Vieira Costa, taxista e morador de Camocim, renovou sua CNH na própria cidade na quarta-feira, 29 de janeiro, e relembra como o serviço era realizado antes. “Na última vez que fui renovar minha carteira, precisei ir até Sobral, com gasto de tempo e combustível. Perdi um dia de trabalho. Hoje, vim aqui na sede do Detran em Camocim e resolvi tudo em 20 minutos. Outros taxistas da região, que moram em Barroquinha, Chaval, Granja e Martinópole também vem pra cá e resolvem tudo, bem mais perto e rápido”.

Desburocratização

A descentralização dos serviços é acompanhada também da desburocratização que, com ajuda da tecnologia, também avançou bastante nos últimos anos. Serviços com agendamento prévio da vistoria veicular, transferência de veículos, primeiro emplacamento entre outros disponibilizados pelo site, se refletem em economia de tempo e dinheiro para milhares de proprietários de veículos.

Outro aspecto importante que o Detran-CE implantou recentemente tem sido a ampliação do atendimento médico e psicológico através do credenciamento de clínicas e profissionais. Até o momento, 20 clínicas estão credenciadas em todo o estado e já realizam exames de aptidão física e mental para obtenção da permissão para dirigir ou ainda para a renovação da CNH, adição ou mudança de categoria e reabilitação da CNH. Há, inclusive, clínicas credenciadas que funcionam dentro de grandes shoppings de Fortaleza e em horários estendidos, próximas dos postos de atendimento do Detran ou em cidades como Camocim, Limoeiro do Norte, Quixadá, Tauá, Tianguá, Russas e Sobral.

Para o superintendente do Detran-CE, Igor Ponte, a população é a maior beneficiada com este projeto que está em constante expansão. “Oferecer mais serviços aos cearenses com qualidade e agilidade é uma das nossas prioridades. Estamos sempre atentos às oportunidades de ampliação, seja de infraestrutura física, seja de serviços ou mesmo de tecnologia da informação. Tudo que possa contribuir com esse objetivo é constantemente analisado pela equipe do Detran-CE. Ficamos satisfeitos com os avanços, com os depoimentos de usuários que elogiam os serviços, mas estamos sempre buscando o nível de excelência”, conclui.