Detran-CE Divulga Balanço da Operação Semana Santa 2020

14 de abril de 2020 - 12:15 # # #

Entre os dias 09 a 12 de abril, as equipes do Detran-CE, com o apoio da PRE – Polícia Rodoviária Estadual, realizaram 116 operações, utilizando um efetivo de 952 agentes e policiais, 65 viaturas e 75 etilômetros.

Este ano, a redução foi bastante expressiva, demonstrando os efeitos das medidas restritivas implantadas através dos recentes decretos estaduais para enfrentamento do novo Coronavírus. A maior e mais significativa redução foi a do número de vítimas fatais que chegou a 83%. No ano passado, foram registrados 6 óbitos nas rodovias estaduais e, este ano, 1 óbito, num acidente envolvendo uma motocicleta. O número total de acidentes também caiu de 35, em 2109, para 10 casos em 2020, ou seja, uma queda de 71%, enquanto o número de feridos sofreu uma redução de 23%, de 13, em 2019, para 10 em 2020.

Um estudo realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) analisou o fluxo diário de veículos nas rodovias estaduais antes e durante o período de isolamento atestando a redução significativa de tráfego em todo o Estado.

Imediatamente após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no estado, houve uma redução de 28% no volume padrão de circulação de veículos nas rodovias estaduais. Esse comportamento se acentuou com a publicação do primeiro Decreto do Governador Camilo Santana (nº 33.510) que estabeleceu medidas restritivas no Ceará, de forma que a queda na circulação de veículos atingiu 57%.

Fiscalização

Este ano, a Operação Semana Santa teve um caráter especial, pois em virtude da epidemia do Novo Coronavírus e em cumprimento ao Decreto Estadual nº33.519 que interrompeu o serviço de transporte rodoviário intermunicipal e metropolitano de passageiros, regular e complementar, as equipes do Detran-CE intensificaram a fiscalização nas rodovias estaduais para garantir o cumprimento do referido Decreto e evitar o transporte clandestino de passageiros. De quinta a domingo, os fiscais de transporte apreenderam três veículos que faziam o transporte clandestino de passageiros e lavraram 4 infrações.

Já na fiscalização de trânsito, os agentes realizaram operações para manutenção do isolamento social, tanto nos municípios como em bairros de Fortaleza, conscientizando as pessoas sobre a importância de ficarem em casa e para dispersarem as aglomerações. Também realizaram operações de fiscalização volantes em suas viaturas e lavraram 301 infrações. Entre as principais estão: conduzir motocicleta sem capacete ou transportar passageiro sem capacete (118), dirigir sem cinto de segurança (43) e conduzir veículo utilizando celular (32).

Especificamente em relação às autuações com base na Lei Seca, em 2020, foram 10 autuações contra 95 no mesmo período do ano anterior, uma queda de 89%.

O excesso de velocidade continua sendo a infração mais flagrada pelo Detran-CE nas rodovias estaduais. Os equipamentos de fiscalização eletrônica registraram das 18h de quinta-feira (09) até às 00h de domingo (12) 8.515 infrações deste tipo em todo o Ceará. Em comparação à Semana Santa de 2019, a redução foi de 13%, uma vez que no ano anterior foram registradas 9.829 infrações por excesso de velocidade.

Recolhimento de Animais

As equipes do Detran-CE que realizam diariamente o recolhimento de animais nas rodovias estaduais continuam trabalhando e, durante os 4 dias da operação Semana Santa percorreram 6.916 quilômetros e recolheram 17 animais, sendo 10 asininos (jumentos), 3 equinos (cavalos), 2 caprinos (cabras), 1 muar (burro) e 1 ovino (carneiro). Em 2019, no mesmo período, haviam sido recolhidos 102 animais, uma redução de 83%.