Montagem de passarela sobre VLT altera trânsito na Via Expressa

12 de junho de 2020 - 08:00 # # #

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) irá executar mais uma etapa da implantação da passarela que está sendo construída sobre a faixa de domínio do VLT Parangaba-Mucuripe, na altura da avenida Alberto Sá, no bairro Papicu. Para isso, haverá bloqueio de trecho da Via Expressa, da noite da próxima quinta-feira (18) até a manhã de sexta-feira (19). A interdição é necessária para garantir a segurança durante a operação de içamento de vigas da passarela. No local, haverá movimentação de guindastes e das peças de concreto, que medem entre 10 e 17 metros e pesam entre 17 e 35 toneladas. A construção do equipamento faz parte do projeto do VLT Parangaba-Mucuripe, que conta com outras sete passarelas distribuídas no trecho.

O serviço também será realizado durante o final de semana, mas sem a necessidade de bloqueio da avenida. Após essa etapa de montagem, será instalado o guarda-corpo da passarela. O equipamento contará ainda com um elevador, para atender à Lei de Acessibilidade, visto que não há espaço suficiente para a instalação de rampas. A previsão é que a passarela seja liberada para a população em julho.

Desvios de tráfego

Para viabilizar a intervenção, a Via Expressa será fechada provisoriamente, a partir das 20 horas de quinta-feira, nos dois sentidos no trecho compreendido entre a Rua Dr. José Lino e Av. Padre Antônio Tomás.

Sentido Aeroporto/Abolição

Via Expressa, seguindo pela Av. dos Jangadeiros, entra à esquerda na Rua Júlio Abreu, à direita na Av. Sen. Virgílio Távora, chegando na Av. Abolição.

Sentido Abolição/Aeroporto

Via Expressa, entra à direita na Rua Dr. José Lino, à esquerda na Rua Manuel Jesuíno, à esquerda na Rua República do Líbano e à direita retornando para a Via Expressa.

Transporte Coletivo

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que cinco linhas de ônibus terão o itinerário desviado, a partir das 20 horas do dia 18/06/2020 até as 10 horas do dia 19/06/2020, em virtude da implantação da passarela.

Quando os coletivos trafegarem no sentido norte/sul devem seguir pela Av. Almeida Henrique Saboia, Rua José Lino, Rua Manoel Jesuíno, República do Líbano e depois seguir o itinerário oficial. Já as linhas ao trafegarem no sentido sul/norte devem se direcionar pela Av. Jangadeiro, Rua Silas Ribeiro, Rua Júlio Abreu, Av. Vírgilio Távora e depois seguir o itinerário oficial.

Linhas impactadas:

016 – Cuca Barra/Papicu

092 –Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema

905 – Meireles/Centro

907 – Castelo Encantado/ Centro

814 – Papicu/Castelo Encantado