Aulas e Palestras online são os novos serviços da Escola de Educação para o Trânsito do Detran-CE

26 de junho de 2020 - 16:33 # # #

Recebendo a visita de crianças e adolescentes há mais de 10 anos, pela primeira vez desde a sua criação, a Escola de Educação para o Trânsito do Detran-CE suspendeu seu atendimento presencial, assim como todas as escolas do Estado, devido a pandemia provocada pelo Coronavírus. Entretanto, isso não significou a interrupção das atividades e sim uma oportunidade para a ampliação dos serviços e oferta de mais material pedagógico produzido pela equipe de educadores.

As escolas da rede pública ou privada que levavam seus alunos de 6 a 16 anos para uma visita presencial, agora, podem usufruir dos mesmos conhecimentos repassados durante a visita através de palestras e contação de histórias de maneira virtual. O princípio é o mesmo: ensinar, de forma lúdica, regras e comportamentos seguros no trânsito.

O Superintendente do Detran, Igor Ponte, afirma que “todos os setores do Detran-CE se adaptaram às mudanças provocadas pela necessidade do distanciamento social, com o intuito de melhorar o atendimento ao cidadão e ampliar a oferta de serviços online. Com a educação de trânsito, não poderia ser diferente, pois temos um histórico de 11 anos, ininterruptos, de atuação junto às escolas e instituições.”

Tão logo as escolas iniciaram suas aulas online, os educadores adaptaram suas palestras às novas plataformas e participam ativamente, sempre que solicitados. Além disso, desenvolveram uma nova ferramenta pedagógica: a “Turma da Lily”, um teatro de fantoches que conta as aventuras de Lily, uma menina de 5 anos, e seu irmão, Juninho, de 8 anos que, junto com o seu pai, o senhor João, descobrem como preservar a vida no trânsito. A Turma da Lily, destinada a crianças de 3 a 9 anos, já participou das aulas de educação infantil e ensino fundamental de algumas escolas, pela Internet, e ainda grava, em paralelo, vários episódios que serão disponibilizados nos canais oficiais do Detran-CE.

Para o Diretor da Escola de Educação para o Trânsito, Ubiratan Teixeira, o momento vivenciado será um marco na história da escola. “Certamente, a experiência proporcionada pela pandemia tem trazido muito aprendizado para todos, desde que saibamos nos reinventar. Foi isso que nós fizemos. Olhamos para as nossas atividades e refletimos sobre como poderíamos continuar executando com excelência nossa missão e, além disso, ampliar a oferta para que a educação de trânsito chegasse a mais e mais pessoas.”

Além das aulas e palestras online, a escola também disponibiliza no seu site (educacao.detran.ce.gov.br) uma visita virtual às instalações, jogos e materiais educativos para alunos, professores e familiares. Para solicitar uma aula, palestra ou contação de história online, basta entrar em contato, através do telefone (85) 3101-5898 ou do email escoladetransito@detran.ce.gov.br e agendar o horário da sua escola/instituição. Há palestras também para público adulto e direcionadas para temas específicos como cuidados no trânsito para idosos, motociclistas, pedestres e muitos outros.

Serviço:

Agendamento – Aulas e palestras virtuais sobre trânsito
Telefone: (85) 3101-5898 (Keilane Rodrigues)
E-mail: escoladetransito@detran.ce.gov.br

Temas:

Palestras em Empresas e Instituições
– Minha Escolha faz a diferença, voltada para Universidades e empresas
– Cuidados com Ciclistas, motociclistas e motoristas
– Cuidados no Trânsito (Específico para Idosos)
– Uso do Celular X Trânsito
– Alcoolemia X Trânsito

Para as Escolas:
– Contação de Histórias com Fantoches da Turma da Lily
Público-Alvo: Crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Palestras Educativas Remotas e gravadas

Público alvo: Educação infantil ao Ensino Médio

Temas abordados nas palestras:
– Cuidados com Equipamentos de segurança nas bicicletas, motos e carros
– Brincadeiras nas vias públicas
– Meio Ambiente X Trânsito
– Faixa de Pedestres
-Acessibilidade X Trânsito
– Educação e Segurança no Trânsito
– Cuidados com Equipamentos de segurança nas bicicletas, motos e carros
– Uso do Celular X Trânsito
– Alcoolemia X Trânsito