Secretário da Infraestrutura vistoria obras em Sobral

23 de outubro de 2020 - 09:26 # # #

O Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, esteve, nesta quinta-feira (22) em Sobral, vistoriando obras de responsabilidade da pasta no município. Dentre os trabalhos fiscalizados, o titular da SEINFRA acompanhou a construção do Novo Aeroporto Regional de Sobral e os serviços de internalização da fiação do Centro Histórico da cidade. Ele estava acompanhado do deputado federal Leônidas Cristino e do coordenador de Transportes e Obras da Seinfra, Tiago Brasileiro.

A 13 quilômetros da Av. Perimetral de Sobral, a área de 143 hectares onde ficará o novo aeroporto recebe serviços de terraplenagem. No local, será implantada uma pista de pouso e decolagem de 1.800m x 30m, com capacidade para receber aeronaves de porte médio. Também estão sendo construídos os acessos ao novo aeródromo, pátio de aeronaves e pista de taxiamento, além da execução de serviços complementares, como o SESCINC (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio), alimentação de energia, abastecimento de água e balizamento noturno. Uma ponte, com 30 metros de extensão, será construída, sobre o Riacho Caioca. O investimento é de R$ 40.859.881,58.

“A obra de construção do novo aeroporto iniciou há dois meses e deve ficar pronta no início de 2022. Com o avanço desse serviço, vamos licitar a próxima etapa, que é a construção do terminal de passageiros. Será um equipamento fundamental para o desenvolvimento econômico não só de Sobral, como de toda a Região Norte”, afirmou o secretário.

Internalização da fiação no Centro Histórico

No Centro da cidade, o titular da SEINFRA vistoriou ainda trechos da obra de internalização de rede subterrânea no Centro Histórico de Sobral. Em parceria com o IPHAN, a Prefeitura de Sobral e a Enel Distribuição Ceará, está sendo realizada a substituição da rede aérea existente por uma nova rede de média e baixa tensão subterrânea, melhorando o aspecto visual e arquitetônico do centro histórico do município.

Por abranger os principais corredores comerciais da cidade, o Secretário também esteve na sede da CDL de Sobral, apresentando o projeto ao presidente da entidade, José Cavalcante da Ponte. “Essa primeira área, da Av. D. José, até a ‘beira do rio’, deve ser finalizada até o final do ano. Na sequência, vamos realizar o complemento do perímetro reconhecido como Centro Histórico da cidade”, explicou Lucio Gomes.