Detran-CE participa da Operação Integrada Rodovida 2020/2021

18 de dezembro de 2020 - 08:34 # #

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) participou hoje (17) da abertura da Operação Rodovida 2020/2021 realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em sua décima edição, a operação integra os esforços de vários órgãos públicos da União, Estados e Municípios para a redução de mortes no trânsito.

A Operação Rodovida acontece do dia 17 de dezembro de 2020 até 21 de fevereiro de 2021, contemplando ocasiões importantes e que geram aumento do fluxo de veículos e passageiros nesse período como férias escolares, festas de Natal, Ano Novo e Carnaval. Além da preocupação em garantir aos usuários das rodovias federais, estaduais e municipais a segurança, o conforto e a fluidez, todos os órgãos de trânsito trabalham de forma integrada para atuar com maior abrangência na segurança viária e evitar acidentes.

Segundo o Diretor de Trânsito do Detran-CE Júlio Cavalcanti, as equipes do Departamento farão mais de 130 fiscalizações, somente em parceria com a Operação Rodovida, além da intensificação das blitze próprias que já acontecem rotineiramente nesse período e abrangem, além das rodovias estaduais, o apoio aos municípios na fiscalização da orla marítima. “Cada órgão, atuando em sua área de competência, reforça a segurança e intensifica a fiscalização para inibir os principais riscos de acidentes como excesso de velocidade, consumo de álcool, uso do celular ao volante e não utilização dos equipamentos de segurança”, enfatiza Júlio.

Em paralelo às ações de fiscalização, há também o trabalho de conscientização realizado pela Escola de Educação para o Trânsito do Detran-CE que realiza intervenções educativas em todo o período com pedestres, motoristas e passageiros.

Participaram do evento realizado às 14h, na Unidade Operacional da PRF Eusébio/CE, além da PRF e do Detran-CE, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT), o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC) e representantes de Departamentos Municipais de Trânsito (DEMUTRANS).