Rotas e horários do Metrofor são inseridos no Google Maps e Microsoft Bing Maps

30 de dezembro de 2020 - 10:42 # # # # #

A partir deste mês, as ferramentas de pesquisa do Google e da Microsoft passam a apresentar em seus resultados os horários de partida dos trens do Metrofor em cada uma das estações em Fortaleza e Região Metropolitana. Além dos horários, a ferramenta de mapa e navegação das duas empresas (Google Maps e Bing Maps, respectivamente) passam a apresentar em seus resultados as rotas de Metrô e VLT como opção de deslocamento dos usuários. A novidade é fruto do trabalho da Assessoria de Tecnologia da Informação e Governança (Astig) do Metrofor em parceria com as duas grandes corporações.

“A ASTIG se empenhou neste projeto, pois acredita que, no cenário de transformação tecnológica, é necessário democratizar as informações dos modais como Metrô e VLT no padrão mundial GTFS (Especificação Geral sobre Feeds de Transporte Público), dando liberdade a população em consumir os dados sobre as rotas e horários, através de outros aplicativos moveis ou web, como os de grandes players de mercado como Google Maps e Bing Maps. Desta forma, o trajeto da população do Estado do Ceará, poderá ser mais rápido e otimizado, pois agora na “palma da mão”, o cidadão terá de forma atualizada as informações sobre as rotas e integrações com outros modais de transporte”, comentou o consultor de tecnologia e inovação, Catulo Kruuse Hansen.

A imagem abaixo mostra o exemplo de uma pesquisa no Google Maps, na qual se busca um trajeto da Estação Montese até a Praça José de Alencar, no centro de Fortaleza. O resultado mostra as duas linhas do sistema metroviário que o cidadão deverá acessar para chegar ao destino, a estimativa de horário de saída dos trens (nas duas linhas) e a estação de destino na qual deverá ser feito o desembarque.

“Esse é um serviço que tem grande utilidade também para turistas que visitam o Ceará, ajudando, de modo geral a tornar as linhas de Metrô e VLT ainda mais conhecidas”, diz o assessor de tecnologia, Samuel Lucas Vieira.

Saiba mais:

– Trajetos e horários de ônibus e outras formas de transporte também são apresentados como opção de deslocamento, integrados com as linhas de Metrô e VLT sempre que possível, dependendo da origem e destino buscados.

– No Google Maps, na tela de trajetos, há um espaço para que o usuário avalie o serviço de transporte metroviário em diversos aspectos, como lotação, acessibilidade, temperatura e outros. As respostas são direcionadas pelo Google ao Metrofor e servem para aprimoramento da gestão.

– O Google Maps também informa o endereço exato de cada estação pesquisada.