Seinfra divulga consórcio que vai implantar o Bonde Elétrico Cultural e Turístico de Fortaleza

12 de fevereiro de 2021 - 12:13 # # # #

O projeto do Bonde Elétrico Cultural e Turístico de Fortaleza, que irá ligar os principais equipamentos turísticos e históricos da capital, será implantado pelo Consórcio MPE/TEMOINSA/MOB/ COMOL, formado pelas empresas MPE Engenharia e Serviços S/A, TEMOINSA do Brasil Ltda, Mob- Railway Tecnologia Engenharia Ltda e COMOL Construções e Consultoria Moreira Lima Ltda. O valor do investimento será de R$ 115.964.842,07. A previsão é de que seja entregue à operação comercial em 15 meses, após a assinatura da ordem de serviço.

O projeto conta com 2,1 km de extensão e quatro paradas e será mais uma ferramenta de requalificação do Centro e fortalecimento da economia criativa na cidade. O percurso inicia no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e passa por três outras paradas – Mercado Central, Estação das Artes e Theatro José de Alencar, integrando referências da nossa história e cultura como a Biblioteca Estadual do Ceará (Menezes Pimentel), Teatro São José, casario histórico da Avenida Pessoa Anta, Forte de Nossa Senhora da Assunção, Catedral da Sé, Passeio Público e Emcetur. Em cada viagem, poderão ser transportadas, em média, 230 pessoas.

O bonde será no estilo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), movido a energia elétrica, sem catenária. Por ser movido a eletricidade, o bonde será silencioso e sustentável, evitando a emissão de poluentes na atmosfera. A alimentação será feita por meio de baterias e/ou supercapacitores, que são dispositivos que armazenam energia.

O consórcio vencedor será responsável pela implantação do projeto desde a aquisição do material rodante e obras civis até o desenvolvimento dos projetos executivos de arquitetura, engenharia e sistemas, e operação assistida do equipamento.