Videomonitoramento do Metrofor evita furto de grades de proteção

22 de fevereiro de 2021 - 10:15 # # #

Câmeras de videomonitoramento ajudaram a evitar, na madrugada da última sexta-feira (19/2), o furto de grades de proteção que isolam os trilhos do VLT Parangaba-Mucuripe e protegem a população. A equipe de observação das imagens identificou o roubo nas proximidades da Estação Pontes Vieira. A polícia foi acionada imediatamente, chegou a tempo no local, recuperou o material e prendeu em flagrante os suspeitos da ação. A pena pode chegar de dois a oito anos de reclusão e multa.

Desde o ano passado, diversas melhorias na gestão e na operação do sistema metroferroviário resultaram em melhor desempenho dos setores. Na área de segurança operacional, o Metrofor investiu em consultoria externa, renovou a coordenação das ações de segurança e investiu em novas equipes de observação das imagens. “O VLT funciona com câmeras que captam imagens e as transmitem, em tempo real, para uma central de monitoramento. As câmeras são de alta performance e capazes de realizar giros com 360º e dar zoom, o que facilita acompanhamento de ações em movimento”, explicou o Gerente de Estações do Metrofor, Plínio Araújo.

As grades de proteção que isolam a via férrea constituem importante equipamento de segurança, pois, além de proteger a segurança no deslocamento dos VLTs, também garante que não haverá fluxo de pessoas nas áreas dos trilhos, prevenindo acidentes para a população local. Para ajudar a preservar as grades, recentemente, foram fixadas placas com mensagens educativas, estimulando a preservação do equipamento.