Detran-CE realiza curso de formação de agentes de trânsito de municípios através do sistema EAD

26 de março de 2021 - 15:20 # # #

Método de aulas remotas garante aos agentes a manutenção adequada do cronograma para conclusão da capacitação

O Núcleo de Formação e Capacitação da Escola de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) segue mantendo suas atividades em 2021 e dá prosseguimento ao curso para formação de agentes dos Departamentos Municipais de Trânsito (Demutrans). Atualmente, cerca de 50 servidores, de sete municípios (Fortaleza, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Orós, Aiuaba e Limoeiro do Norte), participam da capacitação.

A capacitação é realizada por meio do Sistema de Ensino à Distância (EAD) e foi retomada no início de março, após uma pausa inicial devido à situação pandêmica atual.

Durante o curso, que tem duração de 200 horas, são abordadas todas as disciplinas inerentes ao agente de trânsito, desde: legislação, psicologia, linguística, comunicação, aspectos legais do direito penal e administrativo, além da engenharia de trânsito e o papel do educador no trânsito.

A equipe da Escola de Trânsito investiu inúmeros esforços para que a retomada ocorresse em um breve espaço de tempo, com requisições ao Comitê de Gestão por Resultados, Gestão Fiscal (COGERF) e a Escola de Gestão Pública – EGP/CE, para obter êxito já no primeiro trimestre de 2021.

“O curso não apenas tem a função de cumprir a exigência do DENATRAN, que obriga a formação de todos os agentes de trânsito do país, mas garante que os futuros agentes de trânsito cumpram todos os requisitos, como validação de laudos futuros, sujeito legal, forma, objeto, motivo e finalidade”, considera o gerente do Núcleo de Formação e Capacitação da Diretoria da Escola de Trânsito, Patrick Reis.