Ceará representa estados e Distrito Federal no Conselho Nacional de Política Energética

9 de abril de 2021 - 13:16 # # #

O secretário Executivo de Energia e Telecomunicação da Secretaria da Infraestrutura do Ceará – Seinfra, Adão Linhares, foi eleito representante titular dos Estados e do Distrito Federal no Conselho Nacional de Política Energética – CNPE. A eleição ocorreu durante a reunião promovida pelo Fórum Nacional de Secretários de Estado de Minas e Energia (FNSEME), que tem uma vaga no Conselho. O evento, realizado de forma virtual, contou com a participação de representantes de 12 estados brasileiros e teve votação unânime.

“Representar o Ceará no CNPE é uma grande conquista, sobretudo para o nosso Estado. Pretendemos defender o fortalecimento do grande potencial de recursos energéticos renováveis (eólico e solar) como vetor de desenvolvimento do Nordeste. Devemos olhar para o futuro e antecipar a entrada do Brasil na virada energética aproveitando os nossos diferenciais competitivos para a produção e exportação de hidrogênio verde, além de buscar a consolidação de um forte mercado de gás natural para nossa região”, destacou Adão.

O Conselho Nacional de Política Energética, presidido pelo Ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque, é o órgão de assessoramento do Presidente da República, para formulação de políticas e diretrizes de energia. O CNPE foi criado pela Lei no 9.478, de 6 de agosto de 1997.

“Poder contribuir nas importantes discussões e decisões de políticas e diretrizes de energias do Brasil, buscando a expansão energética, não apenas para o Ceará, como também para todo o País, é muito satisfatório. Me sinto feliz e honrado em poder fazer parte desse processo de construção”, comemorou Adão Linhares.