Detran-CE amplia ferramenta on-line para recursos referentes a autuações no trânsito

9 de abril de 2021 - 09:53 # # #

Além do serviço de apresentação e acompanhamento de solicitações referentes a autuações, o usuário também poderá realizar a defesa prévia através do site

 

O sistema de serviços virtuais do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) ganha mais uma opção para facilitar a vida dos condutores que necessitam de atendimento através da Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI) em tempos de pandemia. A partir desta sexta-feira (9), será possível realizar a apresentação e o acompanhamento da Defesa Prévia, de maneira simples e rápida, por meio do site oficial do órgão (www.detran.ce.gov.br).

O novo recurso pode ser utilizado por pessoa física ou jurídica proprietária do veículo responsável pela infração, exceto se estiver fora do prazo legal, se não for comprovada a legitimidade da defesa ou não preencher um dos requisitos informados no passo a passo do serviço.

Já a opção de recurso de autuação está em pleno funcionamento, onde é possível apresentar de forma virtual seu processo e acompanhá-lo. Ambos os sistemas foram desenvolvidos pelo Núcleo de Tecnologia da Informação do Detran-CE, e têm a finalidade de facilitar a vida do usuário, sem a necessidade de um atendimento presencial.

Para a gerente do Núcleo de Tecnologia, Tania Santos, “é de grande importância termos acrescentado esta nova funcionalidade, garantindo ao proprietário ou condutor, devidamente identificado, o direito de pedir a revisão da infração a partir da notificação de autuação, com maior comodidade”, disse.

O usuário poderá utilizar a ferramenta através da Central de Serviços no site oficial do Detran-CE, na aba “Processos”, preenchendo as informações necessárias, além de anexar a documentação solicitada, levando em consideração o prazo para defesa prévia informada na notificação de autuação e notificação de imposição de penalidade.