Implantação do Sistema de Sinalização e Controle da Linha Sul segue avançando

26 de abril de 2021 - 11:00 # # #

Segue avançando na Linha Sul do Metrô de Fortaleza a implantação do Sistema de Sinalização e Controle, que representará a automatização dos trens e permitirá – em um médio prazo – o aumento considerável da capacidade de transporte da linha.

Todos os equipamentos do sistema de Sinalização e Controle já estão instalados nos trechos elevados e em superfície da via férrea, e o próximo passo será a instalação no trecho subterrâneo. Ao ser concluída esta etapa, serão realizados os testes finais que certificam a segurança geral do equipamento.

O Sistema de Sinalização e Controle é composto por um conjunto de itens e softwares capazes de monitorar e controlar automaticamente diversos parâmetros operacionais da Linha Sul, como velocidade, distância entre os trens na via, e fluxo dos vagões nos trilhos, em tempo real. O controle automático desses parâmetros permitirá o aumento do número de trens elétricos em operação, bem como o aumento da velocidade, e a redução do tempo de espera – para um valor consideravelmente menor que os atuais 17 minutos -, com total segurança operacional.

Esse avanço é necessário para viabilizar tecnicamente futuras integrações da Linha Sul, como por exemplo, com a Linha Leste (em construção) e com os ônibus de Fortaleza e Região Metropolitana. Por isso, o Sistema de Sinalização e Controle prepara a Linha Sul para fazer parte de um futuro sistema metroviário significativamente maior e com ainda maior inserção na dinâmica dos deslocamentos da cidade.