Metrofor amplia operação do Metrô e do VLT

14 de junho de 2021 - 09:17 # # #

A partir desta segunda-feira (14/6), passageiros do Metrô e do VLT podem contar com ampliação dos horários de funcionamento das linhas. O encerramento das viagens, no período da noite, será ampliado, e os trens passam a atender passageiros até próximo das 23h. As duas linhas têm suas primeiras viagens do dia por volta de 5h30. Os horários exatos das partidas dos trens podem ser consultados no site do Metrofor.

A medida atende ao avanço da reabertura das atividades econômicas, que é gerenciada pelo Governo do Ceará, com decisões técnicas, baseadas em dados e discutidas com o comitê formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e representantes do Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a Prefeitura de Fortaleza.

Na Linha Oeste – devido à menor demanda deste sistema – o horário normal de operação segue até 20h, também com início por volta das 5h30. Em Sobral, a operação do VLT segue horários disciplinados pelos decretos locais. Atualmente, as linhas Norte e Sul do VLT sobralense estão funcionando de 5h30 até por volta de 18h. Já no VLT do Cariri, a operação segue de 6h às 19h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, de 6h às 14h.

Horários

Antes de cada viagem, os passageiros devem consultar os horários de operação em www.metrofor.ce.gov.br, clicando em “horários” e, em seguida, escolhendo a linha de sua preferência. Na página, é possível consultar os horários das partidas em cada uma das estações de Fortaleza ou do Interior, incluindo todas as linhas, e de acordo com o sentido desejado. No final dessa matéria, você confere um resumo dos principais horários.

Segurança sanitária

A operação das linhas segue em caráter especial, devido à pandemia de Covid-19. Por isso, medidas sanitárias serão mantidas e reforçadas, assim como feito desde o início da pandemia. As orientações mais relevantes para os passageiros, são:

– Use máscara (obrigatório em todos os lugares!).
– Não retire a máscara nem para comer ou beber.
– Limpe as mãos com álcool em gel antes e após as viagens.
– Respeite as sinalizações de distanciamento nas estações e nos trens.
– Fique atento às orientações em áudio nas estações e trens.

Saiba mais

O Metrofor distribuiu dispensadores de álcool em gel em todos os trens e estações e ainda fornece máscaras para os passageiros que, por qualquer motivo, tentam embarcar sem a proteção – que é obrigatória por lei. A empresa também sinalizou as plataformas das estações e as cadeiras dos trens, com mensagens para o distanciamento social, e programou mensagens de áudio com orientações sobre Covid nos trens e estações.