Detran-CE recolhe mais de 3 mil animais nas rodovias estaduais no 1º semestre de 2021

15 de julho de 2021 - 15:03 # # #

Número ultrapassou as apreensões realizadas no mesmo período do ano anterior

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) recolheu, entre os meses de janeiro e junho de 2021, um total de 3.027 animais, em diversos trechos das rodovias estaduais (CEs), em todo o Ceará. O trabalho é feito de forma constante e diária, com o objetivo de garantir a segurança viária dos condutores e preservar vidas.

O número representa um aumento de 17,5%, com relação ao trabalho feito no mesmo período do ano anterior, em que cerca de 2.500 animais de várias espécies foram recolhidos, nas margens das CEs.

“O Detran-CE vem intensificando essa fiscalização e apreensão de animais nas estradas de competência do órgão, aumentando o número de capturas mensais e trabalhando para preservar a vida de motoristas, passageiros e animais, evitando acidentes causados por bichos, que são soltos, constantemente, nas margens das vias, para pastar, sem nenhum cuidado”, considera o gerente das Regionais do Detran-CE, João Carlos Macedo.

As equipes especializadas do Detran-CE trabalham em todo o estado com 14 caminhões apropriados para o transporte e captura dos animais. São veículos adequados para esse tipo de operação, equipados com rampa hidráulica para facilitar a locomoção de cada espécie apreendida.

Os animais recolhidos são devidamente cadastrados e permanecem em currais dispostos nas regionais do órgão, pelo prazo de sete dias, para que os donos se apresentem e possam retirá-los. Após este período, caso o tutor não resgate o animal, ele será encaminhado à fazenda do Detran-CE, localizada no município de Santa Quitéria, com toda a estrutura necessária para o acolhimento de bovinos, equinos e caprinos, que são acompanhados por profissionais qualificados, e recebendo todos os cuidados necessários.

Animais como bovinos e caprinos, que são apropriados para consumo humano, e que são considerados abandonados por seus tutores, são encaminhados a instituições filantrópicas, previamente cadastradas, de Fortaleza e do interior do estado, em uma ação social proposta pelo Detran-CE.

Para denunciar animais soltos nas imediações de rodovias estaduais do Ceará, basta ligar para o número (85) 3101-4782 ou 190, que a Polícia Militar do Ceará acionará o Detran-CE, para o devido recolhimento.