Ministro do MDR parabeniza Secretário da Infraestrutura do Ceará em visita à obra da Linha Leste e garante mais recursos para o empreendimento

21 de agosto de 2021 - 07:51 # # #

O Orçamento da União de 2022 deve trazer recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) suficientes para garantir a continuidade das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. A informação foi anunciada pelo Ministro Rogério Marinho, em visita à obra da Estação Chico da Silva, na tarde dessa sexta-feira (20/08). Na ocasião, o Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, fez uma apresentação sobre o empreendimento ao ministro e demais autoridades presentes. Após a explanação, Lucio conduziu a visita e, acompanhado do Ministro e sua comitiva, caminharam pelas obras da Estação Chico da Silva, passando pelo trecho de túneis construídos a céu aberto e seguindo até o início da escavação de túneis pelas máquinas perfuratrizes.

“Procuramos discorrer sobre todas as frentes de obra da Linha Leste, 09 ao todo, no atual momento, procurando demonstrar sua grandiosidade e importância, como também os avanços que tivemos e teremos nos próximos meses. Por exemplo, o consórcio nos prometeu que até o final de setembro entregará as estruturas da Estação Chico da Silva e do VCA (trecho de túneis em vala aberta). A equação financeira montada quando do lançamento e licitação do empreendimento conta com os recursos da União; a garantia pelo ministro de que não faltará orçamento para a continuidade da obra nos dá confiança de que, em nenhum momento, teremos problemas por falta de recursos. No que depender do Estado, todos os esforços estão sendo e serão feitos, para o cumprimento do cronograma de execução deste tão importante empreendimento”, celebra o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.

A Estação Chico da Silva é a primeira das cinco que a linha contemplará. O trecho terá, ao todo, 7,3 quilômetros de extensão e contará com mais quatro estações, sendo uma de superfície (Tirol-Moura Brasil) e as outras subterrâneas: Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu. O percurso completo da linha entre o Centro e o Papicu será feito em apenas 15 minutos. Após a conclusão dos serviços, cerca de 150 mil pessoas poderão utilizar o transporte público para deslocamento diário.

O empreendimento vai disponibilizar aos usuários mais opções de deslocamento e integração entre os modais existentes, fazendo conexão com as linhas Sul e Oeste, além do VLT Parangaba-Mucuripe e o Terminal de ônibus do Papicu.

Segundo Rogério Marinho, essa obra vai permitir uma maior qualidade de vida para a população de Fortaleza. “Faremos todos os esforços para que neste orçamento de 2022 possamos destinar os recursos necessários para que essa obra tão importante, que é uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará e o Governo Federal, não tenha nenhuma dificuldade para sua conclusão”, afirmou o ministro, que parabenizou o Secretário Lucio Gomes pela obra.

Saiba mais

Atualmente, as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza estão em andamento, com trabalhos sendo realizados no Centro, na Aldeota e no Papicu. A obra conta com nove frentes de serviços no trecho, que incluem a construção das quatro estações subterrâneas, poços de ventilação e escavações dos túneis.

Para viabilizar o empreendimento, estão sendo utilizados recursos da ordem de R$ 1,86 bilhão, sendo R$ 1,2 bilhão do Governo do Ceará (R$ 1,0 bilhão de empréstimo junto ao BNDES) e o restante do Governo Federal. Do total, já foram investidos cerca de R$ 340 milhões.